O Sigep Web será descontinuado a partir do dia 30/05/24 pelos Correios e para substituir será implementada uma nova plataforma, a Pré-Postagem Nacional (PPN).
Ela foi desenvolvida para facilitar a organização dos seus envios antes de serem entregues aos serviços dos Correios.
Para essa configuração e utilização, é necessário que você possua um contrato próprio com os Correios (requer CNPJ) - Se necessário, veja como contratar.
Após contratado, siga as 2 etapas abaixo e veja como configurar:
- Etapa 1: Configurar as informações para a Pré-Postagem
- Etapa 2: Criar remessa
- Etapa 3: Gerenciamento das remessas
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Etapa 1: Configurar as informações para a Pré-Postagem
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Envio
3. Na opção Pré-Postagem Correios, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Caso ainda não tenha os Correios configurado em sua loja, clique em Configurar Correios e faça a integração - Se necessário, veja como fazer
6. Com o Correios configurado, na tela “Pré-Postagem Correios”, clique em Configurações
7. Em “Configurações”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Razão Social - informe de acordo com o documento utilizado no contrato com os Correios;
B) Valor declarado - ative a opção “Valor Declarado” para garantir a indenização do valor que irá declarar, em caso de avaria ou extravio. A indenização será proporcional ao dano (parcial ou total) - Conforme definido no seu contrato com os Correios;
C) Valor declarado (mínimo) - informe o valor mínimo;
Atenção: Caso não saiba sua taxa, veja no site dos Correios.
8. Em “Status do Pedido”, selecione a opção Pago ou Enviado, para definir quais pedidos são elegíveis para serem adicionados as remessas de Pré-Postagem (PPN) - Recomendamos que selecione a opção “Pago”
9. Na seção “Configuração da Etiqueta”, defina:
A) Endereço da Etiqueta - qual endereço da loja deseja que seja exibido na etiqueta impressa:
- Endereço da loja - será utilizado os dados cadastrados na plataforma da sua loja;
- Outro endereço - se selecionar esta opção, preencha os dados de endereço que deseja exibir.
Atenção: Este endereço não é utilizado para o cálculo do frete.
B) Formato da Etiqueta - quantas etiquetas deseja imprimir por página;
10. Em “Campos exibidos nas Etiquetas”, marque a caixa de seleção das informações que deseja que sejam impressas na etiqueta
11. Para concluir, clique em Salvar
12. Agora, veja a Etapa 2
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Etapa 2: Criar remessa
1. Na tela “Pré-Postagem Correios”, clique em Criar Remessa
2. Em “Pré-Postagem Correios - Remessas", clique novamente em Criar Remessa
3. Nos pedidos que deseja adicionar na remessa, marque a caixa de seleção
4. Em seguida, clique em Salvar
5. Na tela “Informações da Remessa”, veja abaixo as opções que pode fazer:
A) Editar - para alterar as dimensões do produto com a embalagem, o valor declarado, definir se o pedido precisa ser entregue em “Mão própria” ou outra pessoa pode receber a entrega e se deseja gerar notificação ao pedido ser entregue - clique no ícone de lápis;
B) Excluir - caso deseje remover um pedido da remessa, clique no ícone de lixeira e na modal que abrir para confirmar, clique em Sim;
C) Caso pretenda editar as informações da remessa posteriormente, clique em Salvar
D) Caso não deseje mais editar a remessa e queira fazer o envio dos pedidos para os Correios, clique em Fechar Remessa
Atenção: Uma remessa fechada não é mais possível fazer alterações.
6. Agora, veja a Etapa 3
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Etapa 3: Gerenciamento das remessas
Ao “Salvar” ou “Fechar” a remessa, você será direcionado para a tela com a listagem das remessas geradas.
Veja abaixo em detalhes as ações que pode fazer de acordo com o status:
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Remessa “Criada"
A) Editar as informações - para alterar, clique no ícone de lápis;
B) Remover pedido da remessa - clique no ícone de lixeira e na modal que abrir para confirmar, clique em Sim.
Atenção: Caso deseje remover um pedido da remessa, clique no ícone de lápis (Editar) e em seguida no ícone de lixeira.
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Remessa “Fechada”
A) Ver as informações da remessa - clique no ícone de olho (Ver) - Será exibido o número do pedido, o código do pedido integrado com os Correios, serviço escolhido (PAC, Sedex), o código de rastreamento, valor declarado e as dimensões dos produtos.
B) Imprimir lista de postagem - clique no ícone de impressora - Será aberto em uma nova página no seu navegador o arquivo com a lista de postagem para que você possa salvar em PDF e /ou imprimir.
Atenção: A “Listagem de Postagem” não é mais obrigatória ser apresentada nas agências dos Correios ao fazer a postagem dos pedidos.
C) Imprimir etiquetas - clique no ícone de tag - Será aberto em uma nova página no seu navegador o arquivo com as etiquetas para que você possa salvar em PDF e /ou imprimir e colocar nas embalagens dos produtos.
D) Alterar o status dos pedidos - caso deseje alterar o status dos pedidos que constam dentro de uma remessa, marque a caixa de seleção das remessas, selecione o status e clique em Alterar Status.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário