O que é o Frete Offline?
O Frete Offline tem como objetivo impedir que a sua loja fique sem cotações de frete dos Correios quando este serviço estiver fora do ar.
Como funciona este aplicativo?
Antes de contratar este aplicativo, é IMPORTANTE que você saiba que ele funciona apenas com os Correios padrão da plataforma. Se você utiliza os correios através de um HUB, como por exemplo Melhor Envio ou Frenet este aplicativo não irá funcionar.
Outro ponto importante é você entender em quais momentos a tabela do frete offline será utilizada:
- Quando o servidor dos correios estiver fora do ar;
- Quando o tempo de resposta para a cotação levar mais do que 20s;
A tabela não será utilizada quando o retorno para a cotação do frete for um erro genérico. Isso acontece pois quando há este tipo de erro a plataforma não consegue identificar se de fato os correios estão fora do ar ou se é apenas uma resposta negativa a cotação.
Para solucionar este problema, é possível habilitar somente a tabela offline em sua loja. Você verá como realizar essa configuração ao decorrer da documentação.
Após você realizar a contratação deste aplicativo todas as cotações de frete realizadas através dos correios tanto na página de produto, quanto na página de carrinho irá alimentar a tabela do frete offline. Considerando a Região e o peso dos produtos cotados. Veja a tabela na imagem 1 abaixo:
Linhas - Regiões
Colunas - Pesos
Imagem 1
Depois de 5 pedidos realizados para uma região (nós já levamos em conta pedidos que foram realizados na loja antes da contratação do aplicativo), nós iremos disponibilizar a consulta manual da sua tabela dos correios para preencher todos os valores de frete para essa região. (Você verá como realizar esse processo logo abaixo).
Outro ponto importante que você precisa saber é que, ao ser realizada uma cotação de frete em sua loja, a plataforma irá automaticamente atualizar o valor do frete offline para a respectiva Região x Peso se:
1. O valor atual está preenchido na tabela a mais de 60 dias;
2. O valor da nova cotação teve uma diferença igual ou maior do que 20% do valor preenchido atualmente na tabela;
Como configurar?
Para configurar o Frete Offline trilhe o seguinte caminho:
Acesse Aplicativos > Formas de Envio, conforme imagem 2:
Imagem 2
Em seguida busque pelo submenu Fretes Personalizados e em seguida acesse o aplicativo Frete Offline, conforme a imagem 3:
Imagem 3
Ao acessar as configurações do aplicativo, você irá visualizar na tela inicial as tabelas do frete offline. As modalidades de envio que irão aparecer nesta tela, serão as que estão Ativas no aplicativo PAC, Sedex e Outros da plataforma. Veja a tela inicial na imagem 4 abaixo:
Imagem 4
O preenchimento destas tabelas de frete, podem ocorrer das seguintes formas:
1- Manualmente;
2- Automaticamente pela plataforma;
3- Sincronizando as regiões;
1 - Registro manual:
Para realizar o preenchimento manual da tabela, clique em Cadastrar Tabela como destacado na imagem 5 abaixo. O processo será exatamente igual para qualquer método de envio.
Imagem 5
Ao acessar essa tabela pela primeira vez, todos os valores estarão zerados, então você pode consultar a sua tabela com os correios e preencher manualmente os valores, considerando Região x Peso. Após finalizar o preenchimento, clique em Salvar, conforme a imagem 6:
A nossa tabela compreende os pesos de 0,001kg até 30,000kg.
Imagem 6
2- Preenchimento automático pela plataforma:
Como explicado acima, o preenchimento automático pela plataforma irá ocorrer sempre que houver uma cotação de frete em sua loja. Vamos seguir o seguinte exemplo hipotético:
Um cliente acessa a sua loja e realiza a cotação de frete para a região de São Paulo - Capital e o produto possui 0,400kg. A plataforma irá automaticamente preencher a célula da tabela que compreende a faixa de peso e região cotada.
O valor preenchido será exatamente igual ao que recebemos no retorno da cotação.
Após o preenchimento ter sido realizado uma vez, ele será atualizado somente se:
1. O valor atual está preenchido na tabela a mais de 60 dias;
2. O valor da nova cotação (Ou sincronização manual) teve uma diferença igual ou maior do que 20% do valor preenchido atualmente na tabela;
3- Sincronizando as regiões:
Para realizar a sincronização completa das Regiões, acesse a tela inicial do aplicativo e em seguida clique em Sincronizar com correios, como destacado na imagem 7 abaixo:
Imagem 7
Ao clicar no botão destacado acima, você será redirecionado para a tela de Sincronização. Se a sua loja for nova e não tiver no mínimo 5 pedidos gerados para nenhuma região, você não verá nenhuma região para ser sincronizada. Conforme a imagem 8:
Imagem 8
Se a sua loja tiver pedidos suficientes para realizar a sincronização de regiões, você verá as opções disponíveis na tela da configuração.
Para identificar se a região precisa ser atualizada ou não, você pode observar a cor que a "bolinha" da coluna Atualizado está:
Verde: Região atualizada. Veja a imagem 9 abaixo:
Imagem 9
Laranja: Região desatualizada. Veja a imagem 10 abaixo:
Imagem 10
Caso existam regiões que estão atualizadas e regiões que estão desatualizadas, não é necessário que você atualize todas novamente. Pois o processo de atualização pode se tornar demorado caso existam muitas regiões para sincronizar. Para remover uma região da sincronização, clique no ícone da lixeira, destacado na imagem 11 abaixo:
Imagem 11
Agora, para realizar a sincronização das regiões, clique no botão Sincronizar agora, destacado na imagem 12:
Imagem 12
Com a solicitação realizada, basta aguardar a sincronização. Conforme imagem 13:
Imagem 13
Assim que a atualização for finalizada, você verá que as "bolinhas" das regiões estarão na cor verde, que significa que a atualização ocorreu sem problemas.
Pronto! O Frete Offline está ativo e entrará em ação sempre que o Servidor dos Correios estiver fora do ar.
Como explicado anteriormente na documentação, há algumas situações em que o frete offline pode não funcionar como o esperado. Para evitar este possível problema, temos a opção de deixar o Frete Offline sempre ativo. Desta forma, a plataforma vai consultar apenas a tabela do frete offline e fará um cálculo direto, sem esperar pelos Correios.
Para ativar esta opção, acesse a página inicial do aplicativo, em seguida clique em Configurações conforme imagem 14:
Imagem 14
Em seguida, habilite a opção Habilitar Somente Frete Offline conforme imagem 15:
Imagem 15
Após habilitar esta opção, uma mensagem passará a ser mostrada em todas as páginas do painel administrativo. Veja a mensagem no painel principal da loja na imagem 16 abaixo:
Imagem 16
Ainda na tela de configurações do Frete Offline, temos um botão para testar a conexão da loja com o servidor dos correios. Para realizar este teste, clique no botão Testar Correios. Como destacado na imagem 17 abaixo. Ao realizar o teste, você irá visualizar a seguinte mensagem se estiver tudo ok:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário