Atenção: A partir do dia 30/08/24 o sistema Sigep Web será descontinuado pelos Correios, pois será substituído pela Plataforma de Pré-Postagem (PPN) - Para configurar na Loja HostGator, veja como fazer.
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Sigep Web
O SIGEP WEB é um sistema disponibilizado pelos próprios Correios. Ele é totalmente gratuito, e tem como objetivo o aperfeiçoamento da logística interna das empresas. Como é um sistema de gerenciamento de entregas que melhora a integração entre vários serviços, ajuda a diminuir o tempo de espera do seu cliente pelo produto que comprou. Assim, você satisfaz o cliente e ganha a sua confiança.
O que é algo muito bom para sua empresa. O aplicativo é desenvolvido em plataforma Java, que possibilita a interatividade não só com os sistemas dos Correios, mas também com os do cliente.
A empresa que conta com os sistemas de entregas SIGEP WEB não precisa preparar e gerenciar as postagens quando recebe pedidos. Além de não precisar fazer o alinhamento dos dados postais internos junto do serviço de entregas terceirizado, uma vez que o próprio sistema faz isso. Ele se encarrega de organizar as encomendas. A partir das informações do seu banco de dados, emite as etiquetas personalizadas, convertendo os CEPs em códigos de barras. As operações de logística são agilizadas dentro da sua empresa por estarem perfeitamente adaptadas aos padrões dos Correios. O que gera maior agilidade em todo o processo, garantindo uma entrega mais rápida e eficiente para o seu cliente.
Saiba quais são os benefícios do SIGEP WEB
- Mais praticidade na hora de postar as encomendas. Economizando tempo da empresa e trabalho dos funcionários;
- Melhor organização dos pedidos;
- Maior satisfação para o cliente. Que consegue saber imediatamente e com exatidão o tempo e o valor do frete que pagará na entrega do produto;
- Mais segurança. Pois antes mesmo de a encomenda chegar aos Correios já é emitido um número de rastreamento, o que garante que o cliente se sinta mais seguro;
- Impacto positivo na receita da sua empresa. Uma vez que haverá um gasto menor em logística;
- Facilidade de integração com outros sistemas de gestão.
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Redução de custos dos trabalhos preparatórios para postagem, em face da racionalização do processo;
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Economia de recursos e papel, com base no nosso compromisso ambiental;
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Maior celeridade de tratamento dos objetos confiados aos Correios;
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Conhecimento do número de registro do objeto antes mesmo da carga ser encaminhada;
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Gerenciamento das informações da carga postada;
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Rastreamento por períodos, possibilitando baixa de grandes cargas postadas, entre outros;
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Banco de destinatários e outras informações compartilhadas com quantos usuários o cliente desejar;
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Emissão de relatórios de informações por período, gerenciamento com maior rapidez e praticidade;
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Possibilidade de uso de vários cartões de postagem dentro do mesmo contrato no sistema.
Como você pode ver, sua empresa só tem a ganhar ao utilizar o sistema de gerenciamento de entregas SIGEP WEB.
O que eu preciso ter para ter este serviço?
Para que você possa utilizar este serviço é necessário primeiramente que você possua um contrato com os correios, onde para executar a adesão a este contrato vá até uma agencia dos correios para falar com o seu gerente de contas, logo após é necessário aderir ao serviço do Sigep Web.
Pessoas jurídicas com contrato firmado com os Correios para a prestação de serviços qualificados: SEDEX, Encomenda PAC e Registrados.
No caso de sua empresa ou órgão público efetuar postagens de objetos qualificados, porém sem ser por meio de contrato, e tem interesse em utilizar o SIGEP WEB, procure a Gerência Comercial dos Correios mais próxima para viabilizar a assinatura de um contrato.
Agora, vamos aprender a realizar a configuração!
Como utilizar o Sigep Web em sua loja:
Configuração do SigepWeb:
Para iniciar esta configuração acesse a sua loja virtual e então trilhe o caminho Aplicativos > Formas de envio > SigepWeb > Configurar conforme a imagem 1.
Imagem 1
E então clique no campo Configurações conforme a imagem 2.
Imagem 2
O próximo passo desta configuração é preencher configurações que você recebeu do seu gerente de contas dos correios, onde são informações pertinentes ao acesso do SigepWeb, ao preencher você pode clicar em Testar configuração conforme a imagem 3.
Imagem 3
Caso as informações estejam preenchidas corretamente irá ser retornado uma mensagem de sucesso conforme a imagem 4:
Imagem 4
Logo após você deve definir qual irá ser o status de pedido que a compra deve atingir conforme a imagem 5. Para que você possa iniciar o processo de geração de códigos de rastreamento, onde o pedido deverá obrigatóriamente estar neste status.
Imagem 5
A ultima configuração que pode ser realizada é a respeito da etiqueta, onde é possível definir o tamanho da folha de impressão e quais campos devem ou não serem exibidos, ao finalizar clique em Salvar conforme a imagem 6.
Imagem 6
Códigos de rastreamento:
Com a configuração realizada e os pedidos da sua loja tenham atendido o status de pedido configurado vamos realizar a geração das etiquetas, onde para isto acesse o menu Gerar Código de Rastreamento conforme a imagem 7.
Imagem 7
Logo após você pode gerar um código de rastreamento de forma isolada ou em massa, para isto selecione os pedidos e clique em Gerar conforme a imagem 8.
Imagem 8
Pronto, os seus códigos de rastreamento irão ser gerados e importados automaticamente para o seu pedido.
Etiquetas:
O próximo passo desta configuração é a geração de etiquetas, para isto clique no campo Gerar Etiquetas conforme a imagem 9.
Imagem 9
Nesta etapa irá ficar contido todos os pedidos que já tiveram o código de rastreio gerado via SigepWeb, você pode gerar as etiquetas ou repetir o processo caso queira imprimir novamente etiquetas já geradas, para isto selecione as que você deseja e clique em Gerar etiquetas conforme a imagem 10.
Imagem 10
Listas de postagem:
A última etapa desta configuração é a lista de postagem, para criar uma nova PLP, basta clicar na barra superior de ações em Gerar PLP conforme a imagem 11.
Imagem 11
Logo após clique em Criar PLP conforme a imagem 12 para gerar uma nova lista de postagem.
Imagem 12
Você pode selecionar os pedidos para incluir nesta lista de postagem ou gerar de forma massiva, onde selecione os mesmos e clique em Criar PLP conforme a imagem 13.
Imagem 13
Observação
É possível realizar edições apenas em PLP's que não forma fechadas.
Para fechar um PLP clique no campo de edição conforme a imagem 14.
Imagem 14
Para que você feche a PLP e as informações sejam enviadas aos correios clique sobre o campo Fechar PLP conforme a imagem 15.
Imagem 15
Você pode também utilizar o recurso de alteração de status de pedido para as compras contidas na PLP, onde conforme a imagem 16 selecione o status de pedido e clique em Alterar Status.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário