Os Correios oferecem duas modalidades principais para a entrega de produtos:
- PAC (Prático, Acessível e Confiável) - opção de envio mais econômica, porém possui o prazo de entrega um pouco mais longo se comparado com o Sedex.
- Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) - tem prioridade nos centros de distribuição, com prazos menores de entrega, porém com valor de envio mais elevado.
Para os envios por Sedex, os Correios também disponibilizam diferentes tipos de entrega:
- Sedex - dependendo da região, pode chegar ao destinatário em até 1 dia útil;
- Sedex 10 - a entrega é feita no mesmo dia da postagem - Em dias úteis;
- Sedex Hoje - a entrega é feita até às 10h da manhã do dia seguinte da postagem;
- Sedex 12 - a entrega é feita até às 12h do dia útil seguinte da postagem.
Peso limite para entrega:
Sedex | 30 Kg |
Sedex 10, Sedex Hoje e Sedex 12 | 10 Kg |
Antes da configuração do PAC ou SEDEX, você deve conectar a API dos Correios à sua loja - Se necessário, veja como fazer
Após conectar a API, veja abaixo como configurar o PAC e Sedex:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Envio
3. Na opção Correios - PAC, SEDEX e outros, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Em “Correios”, na modalidade de envio que deseja ativar na loja, clique em Configurar
6. Na tela de configuração, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa de seleção para exibir esta modalidade de envio na loja;
B) Mão própria - a garantia que a entrega do produto será feita somente para o destinatário informado;
C) Valor declarado - caso o produto seja extraviado ou ocorra avaria, terá a garantia de indenização (parcial ou total) de acordo com o valor declarado e proporcional ao dano - Conforme definido no seu contrato com os Correios;
D) Aviso de recebimento - para comprovar junto ao remetente que a entrega do produto foi realizada;
E) Desabilitar áreas restritas - com esta opção habilitada, não será calculado frete para CEPs em áreas de risco ou sujeitos a condições especiais de entrega.
Atenção: Para estes serviços funcionarem, devem ser contratados com os Correios e podem interferir no valor final do frete.
7. Em “SIGEP Web”, informe:
A) ID Serviço - informe o código que é localizado no contrato com os Correios ou disponibilizado pelo seu gerente no momento da contratação;
B) Prefixos de Rastreamento do Serviço - informe os prefixos de rastreio utilizados pelo SIGEP - Conforme orientação passada pelo seu gerente.
Atenção: A partir do dia 28/05/24 o sistema SIGEP Web foi descontinuado, para usar os Correios na sua loja, configure o novo aplicativo: Plataforma de Pré-Postagem (PPN) - Veja como fazer.
8. Em “Regiões Atendidas”, você pode definir se o envio será para todo o Brasil ou para determinadas regiões - Caso queira definir as regiões, primeiro você precisa configurá-las, veja como fazer
Atenção: Por padrão, já vem configurada a região “Brasil” e cada Estado com sua respectiva faixa de CEP, porém recomendamos que você defina as regiões que o frete será ofertado de acordo com sua estratégia. Por isso, configure a região “Brasil” como deseja ou se irá adicionar regiões, exclua a opção “Brasil”.
Se você deixar a região “Brasil” e adicionar novas regiões, a região Brasil irá substituir as demais.
A) Para editar a região “Brasil”, clique no ícone de lápis (Editar) - Para remover, clique no ícone de lixeira (Excluir) e na modal de confirmação, clique em OK
B) Para definir quais em quais regiões o envio será ofertado, clique em Adicionar Região
9. Na modal que abrir “Editar Região”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Nome - não é necessário preencher - Ao selecionar a região que deseja, este campo será preenchido com o nome da opção escolhida, após escolher a região, caso deseje, edite o nome que será exibido;
B) Região - selecione a região que o frete será ofertado - Conforme as faixas de CEP configuradas;
C) Acrescentar ao frete - caso você tenha contratado algum seguro para os produtos enviados ou algum outro custo e deseja repassar este valor ao cliente, escolha como deseja acrescentar ao seu frete, se por “Valor” ou “Porcentagem”;
D) Valor de / Percentual de - de acordo com a opção escolhida acima, informe somente em números o “Valor” ou a “Porcentagem” que será aplicada;
E) Prazo adicional - caso queira adicionar um prazo adicional ao dos Correios, informe o número de dias que devem ser acrescentados;
Atenção: O “Prazo de entrega” é composto pelo prazo de entrega da transportadora + prazo adicional (opção acima) + prazo de produção do produto;
F) Pedido mínimo - informe o valor mínimo que a compra precisa ter para a entrega ser feita por esta modalidade - Caso o pedido não atinja este valor, esta opção de frete não será exibida na loja;
G) Prazo descrição - adicione informações sobre o prazo de entrega - Ela será exibida no momento que o cliente informar o CEP para consultar o valor do frete.
10. Em seguida, clique em Salvar Região
11. Para concluir, clique em Salvar
Atenção: Você pode adicionar mais opções de regiões para esta modalidade de envio. Acesse novamente em Configurar e para cada uma que deseja inserir, clique novamente em Adicionar Região e repita o procedimento acima.
Feito isso, acesse sua loja e em uma compra que esteja dentro das regras para o envio, na página do carrinho, informe o CEP e confira como será exibida a configuração realizada acima.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário