Quando um pedido é feito na loja, é necessário fazer o gerenciamento, verificar os que já foram pagos para ver se tem alguma observação do cliente, se deve ser embrulhado para presente, como também fazer o processo para o envio, separar os produtos, imprimir etiqueta, entre outros.
Assim como acompanhar os pedidos criados, alterar o status do pagamento dependendo do método escolhido, solicitar ao cliente refazê-lo e outras ações que são necessárias.
Lembrando que se você ativou o envio de e-mail de compra, quando o pedido é realizado, automaticamente é encaminhado um e-mail de confirmação para você lojista e o cliente. Neste e-mail tem as informações sobre a compra - Se necessário, veja como ativar e personalizar o disparo de "Confirmação de Pedido"
Veja abaixo como:
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Acessar os pedidos na loja
Na plataforma da Loja HostGator é possível visualizar os pedidos através de duas formas:
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Painel principal
Ao acessar a plataforma da loja o painel principal é exibido - ou no menu lateral, clique em Painel - Nele, desça até a seção “Últimos Pedidos”, onde são listados os 5 últimos pedidos.
Você pode ver as principais informações, como a data, o nome do cliente, a forma de pagamento, o valor e também o status do pedido, se já foi pago ou não.
Nesta tela você também tem o acesso rápido para a tela com detalhes sobre o pedido - Para isso, clique no ícone de olho (Visualizar).
Para acessar a tela “Pedidos”, com a listagem de todos os que foram criados na loja, clique em Ver todos os pedidos.
Veja em detalhes como gerenciar.
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Tela “Pedidos”
No menu lateral, clique em Pedidos.
São listados todos os pedidos que já foram criados na loja. Você pode ver mais informações e fazer o gerenciamento.
Veja em detalhes como gerenciar.
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Gerenciar os pedidos
1. No menu lateral, clique em Pedidos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, são listados todos os pedidos feitos na loja - Confira em detalhes todos os gerenciamentos no pedido que você pode fazer:
- Filtrar pedidos
- Visualizar informações do pedido
- Alterar status de vários pedidos ao mesmo tempo
- Excluir pedido
- Imprimir pedido
- Imprimir etiquetas
- Imprimir declaração de conteúdo
- Reenviar cobrança
- Relatório de separação - Produtos
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Filtrar pedidos
Use este recurso para localizar os pedidos que deseja visualizar.
1. No canto superior da tela, clique em Filtros
2. Adicione as informações que você possui sobre o pedido - Se necessário, clique em Filtro avançado, para abrir mais campos de busca
3. Em seguida, clique em Aplicar Filtros
4. Os resultados são exibidos conforme os filtros aplicados - Se necessário, clique em Limpar filtros e faça uma nova busca
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Visualizar informações do pedido
Na tela “Pedidos” você pode ver algumas informações, como número do pedido, a data, o nome do cliente, a forma de pagamento, o método de entrega, valor e também o status do pedido, se já foi pago ou não.
Para um acesso rápido para alterar o status do pedido, as informações de rastreio, pagamento (com opção de solicitar para o cliente refazê-lo) e integração Bling (Integrar pedido e Nota Fiscal) - Clique no ícone +
Atenção: Para usar o recurso do Bling, você precisa ter ele integrado em sua loja - Se necessário, veja como fazer.
Para ver todos os dados e mais gerenciamentos do pedido, clique no ícone de olho (Visualizar).
Na tela “Informações do pedido”, veja todos os detalhes e ações que você pode fazer:
- Ver código do cupom utilizado
- Registrar o pedido como fraude
- Informar a previsão de envio e recebimento da entrega
- Alterar status do pedido
- Ver detalhes sobre os produtos do pedido
- Ver e editar informações do cliente
- Ver e editar o endereço de entrega e cobrança
- Ver a forma de pagamento e solicitar refazê-lo
- Alterar a forma de entrega
- Adicionar informações sobre o rastreamento do pedido
- Adicionar informações sobre Nota Fiscal
- Ver histórico do pedido e do cliente
- Anotar e ver observações do cliente e internas
Atenção: Após fazer qualquer alteração na tela de “Pedidos”, clique em Salvar.
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Ver código do cupom utilizado
Caso o cliente adicione um cupom de desconto no pedido, em “Código Cupom” você pode ver o código e para mais informações, como para quais produtos se aplica, valor do desconto, validade, entre outros, clique no ícone de olho (Visualizar)
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Registrar o pedido como fraude
Se identificou que o pedido é fraudulento, marque a caixa de seleção e clique em Salvar - Na tela “Pedidos”, o que foi marcado como fraude, será sinalizado com o ícone de ponto de exclamação.
Para bloquear o cliente, veja como fazer
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Informar a previsão de envio e recebimento da entrega
De acordo com o método de envio escolhido pelo cliente, será informado o tempo de entrega e junto a este prazo, você pode acrescentar manualmente o período que deseja.
O cliente verá essa informação no e-mail que será enviado quando o pedido passar para o status de “Pago” - Se necessário, veja como configurar as mensagens de e-mail
1. Nos campos “Previsão de Envio” e de “Recebimento”, selecione as datas no ícone de calendário
2. Se necessário, altere o Status do pedido
Atenção: Somente faça a alteração manual para “Pago” após confirmar o recebimento do valor. Verifique na conta que configurou para receber os pagamentos - Veja mais informações sobre o status do pedido.
3. Para concluir, clique em Salvar
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Alterar status do pedido
Por padrão, a plataforma possui 5 status, que são:
Criado - Pago - Enviado - Entregue e Cancelado
Em “Status do Pedido” é exibida a situação atual em que o pedido se encontra - Por exemplo: Quando o pedido é gerado na loja, o status é “Criado”, após a confirmação do pagamento é alterado para “Pago”.
O pedido passa por todos os status que estão configurados e ativos na plataforma - Se necessário, veja como configurar os status
De acordo com a forma de pagamento, a alteração do status pode ocorrer de duas formas:
- Automática - para pagamentos feitos por integradores, como PagSeguro, PayPal, PagHiper para Pix e cartões de crédito;
- Manual - para pagamentos feitos por depósito, transferência e outros - Em “Status do Pedido” selecione o que deseja e em seguida, clique em Alterar status ou clique sobre a imagem que representa o status
Atenção: Somente faça a alteração manual para “Pago” após confirmar o recebimento do valor - Verifique na conta que configurou para receber os pagamentos.
Para alterar o status de vários pedidos ao mesmo tempo, veja como fazer.
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Ver detalhes sobre os produtos do pedido
Na seção “Produtos”, você pode ver quais e quantos itens tem no pedido, assim como os valores.
Para ver mais detalhes, como peso, altura, comprimento, se é com frete grátis, entre outros, clique no ícone de olho (Visualizar).
Você também verá nesta seção se tem algum produto que foi solicitado embrulhar para presente.
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Ver e editar informações do cliente
Na seção “Cliente”, são exibidas as informações pessoais que o cliente informou no cadastro, como nome, CPF/RG, e-mail, telefone, data de nascimento.
Caso seja necessário alterar algum dado, clique em Editar, faça as alterações e clique em Salvar Cliente - As informações editadas aqui, não alteram os dados no cadastro do cliente.
Você também pode acessar o site da Receita Federal para visualizar a situação cadastral do documento - Para isso, clique em Consultar CPF.
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Ver e editar o endereço de entrega e cobrança
Na seção “Endereço de entrega e cobrança”, você pode ver o nome da rua, bairro, município, CEP, estado e também o número de telefone.
Caso seja necessário alterar algum dado, clique em Editar, faça as alterações e clique em Alterar - Essas informações serão alteradas também no cadastro do cliente
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Ver a forma de pagamento e solicitar refazê-lo
Na seção “Pagamento”, você pode ver o método que o cliente escolheu para pagar o pedido.
Para cartão de crédito, serão exibidas as informações da transação - Para atualizar o status da transação ou caso houve falha no processamento, clique em Consultar.
Outro recurso que você pode utilizar é o “Refazer pagamento”. Na área de login do seu cliente, tem disponível a opção para refazer o pagamento, caso tenha ocorrido alguma falha no processamento do valor ou se ele deseja pagar por outro método.
Porém, caso o cliente acesse o seu atendimento para buscar ajuda sobre esse procedimento, você pode acessar a página da loja com as informações sobre o pedido, copiar o link e encaminhar ao cliente através de e-mail, WhatsApp, ou outro - Para isso, clique em Refazer Pagamento
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Alterar a forma de entrega
Caso precise mudar o método de envio, clique em Alterar a forma de entrega.
A plataforma exibirá os envios disponíveis, selecione a opção que deseja e para concluir, clique em Salvar
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Adicionar informações sobre o rastreamento do pedido
No campo “Rastreamento” você pode visualizar o código de rastreio. Ele poderá ser preenchido automaticamente dependendo do método de envio que você possui integrado na loja.
Se necessário adicionar, preencha as informações do código que recebeu ao postar o produto e ao concluir, clique em Salvar
Para que o código de rastreamento seja enviado por e-mail ao seu cliente e ele possa consultar a situação da entrega do produto, é necessário fazer a configuração. Veja como:
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Adicionar informações sobre Nota Fiscal
Os dados da Nota Fiscal podem ser preenchidos automaticamente caso tenha ERP (sistema de gestão) configurado na loja e as definições que fez diretamente na plataforma escolhida - Se necessário, veja como configurar o Bling, Tiny e outras integrações
Se precisar preencher manualmente, informe o número, a série, data e chave de acesso da Nota Fiscal e ao concluir, clique em Salvar.
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Ver histórico do pedido e do cliente
A) Histórico do pedido - mostra a situação atual do pedido (o status) e também o nome do usuário administrativo que fez alguma alteração;
B) Histórico de pedidos do cliente - mostra todos os pedidos que o cliente já fez na loja.
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Anotar e ver observações do cliente e internas
A) Observações do cliente - é a informação que o cliente insere na tela da finalização do pedido;
B) Observações internas - se necessário, você pode adicionar informações para serem vistas apenas internamente, por você lojista e os usuários administrativos da loja.
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Alterar o status de vários pedidos ao mesmo tempo
1. Na tela “Pedidos”, nos que deseja alterar o status, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, no “Campo dos status”, selecione a opção para o qual será alterado
3. Para concluir, clique em Alterar
Para alterar o status apenas de um pedido, veja como fazer.
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Excluir pedido
1. Na tela “Pedidos”, nos que deseja excluir, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Excluir
3. Na modal que abrir para confirmar a exclusão, clique em Ok
Ao remover um pedido da plataforma, o número dos demais não é alterado. Na sequência numérica dos pedidos, os que estiverem faltando, são os que foram excluídos - Se você precisar restaurar um pedido, solicite ao suporte através deste formulário.
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Imprimir pedido
1. Na listagem de pedidos, no que deseja imprimir, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Imprimir Pedido
3. Na modal que abrir “Tipo de Impressão”, selecione a opção que deseja:
A) Padrão - as principais informações são disponibilizadas para a impressão - Marque a caixa de seleção de todos os itens que deseja que sejam exibidos na página;
B) Customizada - você tem mais opções para incluir na impressão do pedido - Marque a caixa de seleção de todos os itens que deseja que sejam exibidos na página.
4. Para concluir, clique em Gerar Impressão
A página de impressão do pedido será aberta em uma nova aba do seu navegador, para que você possa salvar em PDF e/ou imprimir.
Feito isso, na tela “Pedidos”, será exibido o ícone de impressora - Para sinalizar que o pedido foi impresso ou salvo em PDF.
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Imprimir etiquetas
Imprima as etiquetas com os dados de destinatário e remetente, para que você possa colar na embalagem dos produtos e fazer a postagem.
1. Na listagem de pedidos, no que deseja imprimir etiquetas, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Imprimir Etiquetas
3. Na modal que abrir “Tipo de Etiqueta”, selecione a opção que deseja:
A) Padrão - informações do destinatário e remetente são disponibilizadas para a impressão;
B) Padrão Loja 2 - você pode escolher a posição das informações na folha que será impressa. Para isso, selecione a caixa de seleção conforme o lugar que deseja que estejam os dados na página - Nesta opção, apenas as informações de destinatário são exibidas.
4. Para concluir, clique em Imprimir
A página para impressão da etiqueta será aberta em uma nova aba do seu navegador, para que você possa salvar em PDF e/ou imprimir.
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Imprimir declaração de conteúdo
A declaração de conteúdo é um documento que contém as principais informações sobre o produto. Como o próprio nome diz, serve para declarar as características e os itens da mercadoria que será enviada.
Ela é exigida quando não há a nota fiscal anexa à embalagem do produto, para que possa ser transportada - Pode ser utilizada por pessoas físicas e MEIs que não são obrigados a emitir nota para enviar produtos.
Veja abaixo como imprimir:
1. Na listagem de pedidos, no que deseja imprimir a declaração de conteúdo, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Imprimir Declaração de Conteúdo
A página para impressão da declaração será aberta em uma nova aba do seu navegador, para que você possa salvar em PDF e/ou imprimir.
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Reenviar cobrança
Na área de login do seu cliente, tem disponível a opção para refazer o pagamento, caso tenha ocorrido alguma falha no processamento do valor ou se ele deseja pagar por outro método.
Porém, caso o cliente acesse o seu atendimento para buscar ajuda sobre esse procedimento, você pode acessar a página da loja com as informações sobre o pedido, copiar o link e encaminhar ao cliente através de e-mail WhatsApp ou outro.
Veja como fazer:
1. Na listagem de pedidos, no que deseja reenviar a cobrança, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Reenviar cobrança
Atenção: Para usar este recurso, antes você deve ativar o evento de “Reenvio de Cobrança” para que o e-mail seja enviado - Se necessário, veja como fazer.
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Relatório de separação - Produtos
Para facilitar a separação dos produtos que serão enviados, você pode gerar um relatório. Nele serão listados os produtos, com a imagem, o SKU (código) e a quantidade de cada item.
Veja abaixo como fazer:
1. Na listagem de pedidos, no que deseja gerar o relatório, marque a caixa de seleção
2. Em seguida, clique em Relatório de Separação - Produtos
A página do relatório será aberta em uma nova aba do seu navegador, para que você possa salvar em PDF e/ou imprimir.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário