Na plataforma da Loja HostGator disponibilizamos mensagens de e-mail pré-configuradas, como “Alteração de status de pedido”, “Confirmação de pedido”, “Avise-me”, entre outras.
Cada mensagem de e-mail, é chamado de “Evento”, e todas eles vêm desabilitadas por padrão. Nesta configuração você deve ativar todos os eventos que deseja que a loja envie notificações aos clientes.
Além da ativação, você pode personalizar a mensagem para alterar o conteúdo e configurar um endereço de e-mail diferente para o disparo.
Caso não configure um e-mail somente para o envio das mensagens, para que os disparos ocorram, é necessário que você tenha configurado em sua loja um e-mail profissional - Se necessário, veja como fazer.
Veja abaixo:
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Para que serve cada evento disponível na loja
Os eventos listados abaixo são todos os disponíveis na plataforma, para que você configure e utilize em sua loja para notificar os clientes.
Alteração de status do pedido
O e-mail será encaminhado a cada alteração de status do pedido - “Pago”, “Enviado”, “Entregue”, “Cancelado”.
Caso você queira, pode personalizar uma mensagem diferente para cada status do pedido ou adicionar outros status - Ao optar por essa configuração, todo o gerenciamento das mensagens precisa ser feito no aplicativo “Status de Pedido”.
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Aprovação de Pagamento
O e-mail será encaminhado quando o pagamento do cliente é aprovado.
Isso ocorre quando na plataforma é alterado manualmente o status para “Pago” (na tela dos detalhes do pedido) ou dependendo da forma de pagamento configurada, a atualização ocorre de forma automática quando o valor é identificado.
Veja mais detalhes sobre a alteração do status do pedido.
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Avise-me
O e-mail será encaminhado para o cliente que teve interesse em um produto que estava indisponível e se cadastrou para ser notificado quando o item voltar a ter estoque e poder fazer a compra.
Assim que a quantidade do produto é atualizada na plataforma da loja, o e-mail é enviado automaticamente.
Para configurar esta funcionalidade em sua loja, veja como fazer.
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Aviso Novo Depoimento
O e-mail será enviado quando o cliente faz um depoimento na sua loja.
Se desejar, veja como gerenciar os depoimentos na sua loja.
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Cliente Cadastro Aprovado
Caso você tenha configurado em sua loja o aplicativo “Revendedor/Atacado”, o e-mail será enviado quando o cliente se cadastrar na loja e for aprovado - A aprovação será manual ou automática, de acordo como tenha definido na configuração.
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Cliente Novo Cadastro
Caso você tenha configurado em sua loja o aplicativo “Revendedor/Atacado”, o e-mail será enviado quando o cliente se cadastrar através da página ativa na loja para comprar nesta modalidade.
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Cliente Pedido Atrasado
O e-mail será enviado quando o prazo de entrega for excedido - Na tela dos detalhes do pedido, após ser alterado para “Pago”, se não mudar para o status “Enviado” até a data de previsão de envio, o e-mail é disparado automaticamente.
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Confirmação de Pedido
O e-mail será enviado quando o cliente finalizar o pedido da compra na loja.
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Conta do Cliente Criada
A cada novo cliente que se cadastrar na loja, receberá uma confirmação de cadastro.
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Formulário de Contato
A cada cliente que utilizar o "Contato e/ou Fale Conosco" da sua loja, receberá a confirmação no e-mail.
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Indicação Loja
No rodapé da página da loja, tem disponível o recurso “Indique nossa loja”. Ao ser acessado, o usuário adicionará os dados dele e de um amigo para fazer a indicação da loja:
Ao concluir o cadastro, receberá um e-mail de confirmação.
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Recomendação Produto
Na página do produto, tem disponível o recurso “Recomendar produto”. Ao ser acessado, o usuário adicionará os dados dele e de um amigo para fazer a indicação do item:
Ao concluir o cadastro, receberá um e-mail de confirmação.
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Reenvio de Cobrança
O e-mail será enviado ao cliente quando você, na tela “Informações do Pedido”, clicar no recurso “Reenviar Cobrança” - Opção para refazer o pagamento, caso tenha ocorrido alguma falha no processamento do valor ou se ele deseja pagar por outro método.
Veja mais detalhes sobre como acessar e utilizar este recurso.
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Renovar Senha
O e-mail será enviado quando o cliente solicitar uma nova senha de acesso para fazer o login na loja.
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Como configurar o evento
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Configurações Gerais
3. Na opção Personalização de E-mails, clique em Configurar
4. Na tela “Configuração de Eventos da Loja”, na mensagem de e-mail que deseja configurar, clique no ícone de engrenagem
5. Em “Configurar Evento”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa se seleção para que este e-mail seja enviado pela sua loja;
B) Notificar o lojista - marque a caixa de seleção caso deseje receber a uma cópia da mensagem;
C) Notificar o cliente - marque a caixa de seleção para o cliente receber este e-mail;
D) Nome e Método - não é necessário alterar;
E) Assunto - por padrão o e-mail é enviado com o assunto “Alteração de Status do Pedido %pedido%”. A tag “%pedido%” irá exibir o número do pedido - Caso deseje, altere conforme a sua preferência. Você pode usar as tags informadas na tela para personalizar.
6. Caso queira cadastrar um endereço de e-mail diferente do que você configurou em “Dados da Loja” para fazer o envio desta mensagem, clique em Configurar e-mail para disparo - Esta configuração não altera o e-mail que foi cadastrado nos dados da loja.
A) Utilizar TLS - ative esta opção para usar o e-mail com o protocolo de segurança;
B) Remetente - informe o endereço de e-mail que encaminhará as mensagens deste evento para seus clientes;
C) SMTP Host - preencha com o dado informado pelo seu servidor de e-mail;
D) SMTP Port - preencha com o número da porta informada pelo seu servidor de e-mail;
E) SMTP User - insira o usuário/e-mail da conta a ser configurada;
F) SMTP Senha - insira a senha da conta de e-mail que informou acima.
7. Em “Mensagem”, já está configurada uma mensagem de e-mail padrão. Caso deseje editar, use:
A) Menu de ferramentas - para alterar a fonte, tamanho, estilo de formatação, adicionar imagens, entre outros;
Se ainda não tem as imagens adicionadas na galeria da plataforma, veja como fazer.
B) Tags disponíveis para este evento - utilize para trocar informações e personalizar a mensagem de e-mail.
8. Em seguida, clique em Salvar
9. Na modal que abrir “Testar envio do e-mail", clique em Salvar Configuração
10. Clique novamente em Salvar e na modal que abrir novamente, você pode:
A) Visualizar a mensagem do e-mail - caso deseje receber um e-mail teste para visualizar as edições na mensagem, informe no campo o endereço de e-mail e clique em Enviar Teste - Acesse o e-mail informado e confira as alterações feitas
B) Salvar a configuração - para apenas guardar as alterações feitas, clique em Salvar Configuração
Atenção: Repita esse procedimento para todos os eventos que deseja ativar em sua loja - Para que os e-mails sejam enviados.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário