Para que serve:
Nesse documento você vai aprender a configurar os e-mails na sua loja. Esses e-mails são responsáveis pelos envios de mensagens ao seu cliente, como por exemplo: Alteração de status do pedido, Avise-me, Confirmação de Pedido, Formulário de Contato, Recomendação Produto, entre outros.
Mas para que esses disparos de e-mail ocorram, é necessário que você possua na sua loja a configuração de um e-mail profissional, por padrão quando a loja é instalada você possui uma caixa padrão, porém a mesma pode não trazer credibilidade ao cliente quando ele receber um e-mail seu, para habilitar o e-mail profissional contate a equipe de suporte para que seja disponibilizado os campos para preenchimento.
Como acessar:
Trilhe o caminho Aplicativos > Configurações Gerais > Personalização de e-mails e clique no botão “Configurar” conforme a imagem 1:
Imagem 1
Para que serve cada evento disponível na loja:
Alteração de status do pedido - Esse e-mail será encaminhado a cada alteração de status (pago, enviado, entregue, cancelado).
OBS: O conteúdo do e-mail enviado para o cliente, quando ocorre a alteração de status, você consegue visualizar nesse campo, exceto se você tenha colocado um e-mail para cada status de pedido em Aplicativos >Vendas > Status de pedido.
Aprovação de Pagamento - E-mail encaminhado quando o pagamento do cliente for aprovado, isso ocorre quando o cliente altera o status para PAGO no painel administrativo, ou dependendo da forma de pagamento irá atualizar automático esse status.
Avise-me - Ao clicar em um produto que não possui estoque, exibirá o botão "Avise-me", após clicar nesse botão, o cliente preencherá um formulário com seu e-mail. Assim que este produto voltar para o estoque, seu cliente será notificado automaticamente, por e-mail.
Aviso novo depoimento - Disparado quando o cliente realiza um novo depoimento na sua loja.
Cliente Cadastro aprovado - Caso o cliente enviei um cadastro e você o aprove.
Cliente Novo Cadastro - Caso o cliente realize um novo cadastro na loja.
Cliente Pedido atrasado - É disparado o evento caso o prazo de entrega seja excedido.
Confirmação de pedido - E-mail que enviado assim que o cliente finalizar o pedido.
Conta do Cliente Criada - A cada cliente novo que se cadastrar na loja, quando realizar uma compra, receberá uma confirmação de cadastro.
Formulário de Contato - A cada cliente que utilizar o "Contato e/ou Fale Conosco" da sua loja, receberá a confirmação de e-mail.
Indicação Loja - Uma página que está disponível no menu no rodapé da loja. A cada cliente que preencher esse cadastro, receberá um e-mail de confirmação.
Recomendação Produto - Esse botão está dentro do produto. A cada cliente que recomendar esse produto, receberá um e-mail de confirmação.
Recuperação de senha painel - Esse evento é apenas para lojista, caso queira recuperar sua senha do painel administrativo da loja.
Reenvio de cobrança- É disparado caso você clique no campo de reenvio de cobrança dentro do pedido.
Renovar Senha - Caso seu cliente solicite uma nova senha de acesso ao seu cadastro.
Como configurar:
Para customização de e-mails você deve estar contido no plano 4, onde clique na engrenagem conforme imagem 2:
Imagem 2
Vamos utilizar como exemplo, o evento de "Alteração de status do pedido".
A cada alteração do status do pedido (criado, pago, enviado, entregue, cancelado, etc..), seu cliente receberá um e-mail, conforme imagem 3.
Imagem 3
Vamos preencher os seguintes campos, conforme imagem 4:
Ativo: Deixe marcado essa caixa, para que este fique ativo em sua loja.
Notificar o lojista: Deixe marcado caso você queira ser notificado.
Notificar Cliente: Deixe marcado caso você queira que seu cliente receba o disparo deste e-mail.
Obs: Caso você não possua e-mail com domínio próprio, insira aqui o e-mail que você quer que envie e receba os e-mails da sua loja.
É muito importante salientar, que como os e-mails saem de uma caixa "no-replay@alojasegura.com.br" (caixa padrão da plataforma), muitas vezes podem cair no spam, por isso é FUNDAMENTAL que você possua e-mails com o domínio próprio.
Assunto: O assunto será o que o cliente receberá.
Opções Avançadas: Não é necessário preencher.
Imagem 4
Na imagem 5 vamos configurar a mensagem que seu cliente irá receber.
Cada evento, já possui sua mensagem padrão, mas essa pode ser editada.
Para editar você pode utilizar as tags disponíveis para este evento e após realizar esta configuração clique em Salvar. Conforme a imagem 5:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário