A plataforma da Loja HostGator disponibiliza várias ferramentas para te ajudar a criar sua loja, fazer o gerenciamento e vender de forma fácil e rápida.
São 8 passos para você colocar sua loja virtual no ar, veja abaixo quais são e clique em cada um deles para ver no detalhe - é necessário que você realize todos eles 😊
- 1. Inserir os dados da sua loja
- 2. Cadastrar os produtos
- 3. Configurar as formas de envio e frete
- 4. Configurar as formas de pagamento
- 5. Configurar um domínio para a sua loja
- 6. Configurar um e-mail profissional para a sua loja
- 7. Personalizar a aparência e layout
- 8. Fazer um teste de compra
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1. Inserir os dados da sua loja
Ao iniciar a criação da sua loja, você já coloca informações básicas como dados de contato, se será pessoa física ou jurídica, nicho de negócio e endereço.
Mas recomendamos que após a criação você confira todos esses dados e adicione os que faltar. É importante que todos eles estejam corretos para que seus clientes tenham confiança no seu negócio e você não perca nenhuma venda.
Veja como conferir e adicionar os dados da sua loja
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2. Cadastrar os produtos
Nesta etapa você vai adicionar os produtos que irá vender em sua loja virtual, colocando as informações principais, como descrição, imagens, quantidade e outras características.
Veja como cadastrar os produtos
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3. Configurar as formas de envio e frete
Oferecer envios personalizados é muito importante na decisão do cliente para finalizar uma compra.
Se a sua loja virtual vende produtos físicos, você pode disponibilizar aos seus clientes diversas formas de envio e parcerias com transportadoras. Configure e habilite as de sua preferência e que melhor se adequam aos seus produtos e região.
Veja como configurar as formas de envio e frete dos seus produtos
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4. Configurar as formas de pagamento
A Loja HostGator disponibiliza diversos meios de pagamento para facilitar as transações financeiras, entre eles, Pix, Cartão de Crédito, Boleto, PayPal, entre outros.
Você irá configurar e habilitar as formas de pagamento que deseja oferecer em sua loja.
Veja como configurar as formas de pagamento
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5. Configurar um domínio para a sua loja
Por padrão, ao ativar sua loja, o endereço para acesso e divulgação é formado por um código, por isso, você deve configurar o seu domínio.
É fundamental ter um domínio registrado que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve.
Você gera mais credibilidade para sua marca e permite que a sua loja seja facilmente acessada através do nome do domínio.
Veja como configurar um domínio na sua loja virtual
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6. Configurar um e-mail profissional para a sua loja
Para dar mais credibilidade e evitar que as mensagens sejam taxadas como spam, você deve configurar uma conta de e-mail para a sua loja com o nome do seu domínio.
Através desse e-mail, seus clientes serão notificados sobre a compra realizada, como por exemplo, a confirmação e alteração do status do pedido e outros.
Veja como configurar um e-mail profissional
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7. Personalizar a aparência e layout
A plataforma permite que você altere as disposições das informações, adicione logo, personalize cores e fontes da sua loja, além da possibilidade de definir o número e a ordenação dos produtos na página, configurar o tamanho das imagens e outros elementos.
Veja como personalizar a aparência e layout
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8. Fazer um teste de compra
É muito importante que após realizar as configurações acima e antes de divulgar a sua loja, você faça um teste para ver se o processo de compra está correto.
Garanta que a visualização e seleção do produto, valor, método de pagamento e de envio e frete estejam todos corretos para que seus clientes possam realizar as compras sem nenhum problema.
Acesse a sua loja como se você fosse um cliente e faça o processo de compra de um produto - Se necessário, veja como finalizar um pedido no checkout da sua loja.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário