O que é um checkout?
O checkout é um momento crítico na compra, pois envolve uma série de decisões do consumidor, como: escolher a melhor forma de pagamento, definir a quantidade de vezes de um parcelamento, o valor do frete e quais são os tipos de entrega. Por isso, o serviço deve ser claro, assertivo e contar com facilitadores.
Como finalizar um pedido na plataforma?
Para realizar um pedido teste em sua loja, você precisa primeiramente acessá-la como cliente. Para isso, digite o domínio da sua loja na barra de busca do seu navegador ou através do painel administrativo da sua loja. Clique em "Ir para a Loja", como destacado na imagem 1 abaixo:
Imagem 1
Já em sua loja, insira um produto no carrinho para iniciar o processo de compra. Para isso, na vitrine, clique no botão "Comprar", conforme destacado na imagem 2:
Imagem 2
Ao clicar no botão acima, você verá que foi redirecionado para a página de descrição do produto escolhido. Agora, para inserir o mesmo no carrinho, clique novamente no botão "Comprar" destacado na imagem 3:
Imagem 3
No carrinho, insira um CEP para realizar a cotação do frete do seu pedido e em seguida escolha uma das opções de envio disponíveis. No meu exemplo, utilizei o CEP 92010-300 e escolhi o Sedex como forma de envio. Em seguida, clique no botão "Fechar pedido", como demonstrado na imagem 4 abaixo:
Imagem 4
Em seguida, insira o seu e-mail no campo destacado e clique em "Continuar". Conforme a imagem 5 abaixo:
Imagem 5
Neste momento, como é a primeira vez que há uma compra na loja através deste e-mail, será preciso preencher todo o cadastro abaixo com os respectivos dados. Porém, caso o cliente já tenha comprado anteriormente na loja, esses dados serão preenchidos automaticamente em uma futura compra.
Após finalizar o preenchimento dos dados, clique em "Passo 2 - Ir para entrega" como destacado na imagem 6 abaixo:
Imagem 6
Na escolha de método de entrega do pedido, como você já pré-selecionou uma das opções na página do carrinho, ela já estará selecionada neste passo, porém você pode alterar a escolha caso desejado. Em seguida, clique em "Passo 3 - Ir para o pagamento", conforme a imagem 7:
Imagem 7
Ao prosseguir, você verá todas as opções de pagamento disponíveis em sua loja. Neste exemplo irei utilizar o PIX cadastrado e aprovado em minha loja para finalizar a compra, porém, você pode utilizar a forma de pagamento que você preferir.
IMPORTANTE:
Caso você queira finalizar a compra através de cartão de crédito, não utilize o seu próprio cartão caso a conta do gateway de pagamento esteja em seu nome. Isso porque os gateways de pagamento não aprovam compras que o comprador seja o recebedor.
Após selecionar a forma de pagamento desejada clique em "Finalizar Pedido", conforme a imagem 8 abaixo:
Imagem 8
Ao finalizar o pedido, você será redirecionado para uma página de agradecimento que contém os produtos adquiridos, valor do pedido e uma mensagem indicando se o pedido foi aprovado, reprovado ou se está em análise. As mensagens são facilmente identificadas de acordo com a sua cor, sendo:
Verde: Pedido criado e pagamento aprovado.
IMPORTANTE:
- Em um pedido real que o cliente escolha realizar o pagamento via PIX ou depósito, você precisa consultar sua conta para identificar se o pagamento foi de fato realizado.
- Em caso de pagamento via boleto, o status de pagamento do seu pedido será alterado para "Pago" automaticamente após a compensação do mesmo.
Laranja: Pedido criado e pagamento em análise.
Vermelho: Pedido criado e pagamento reprovado.
Caso o pagamento seja reprovado, pode ser que a integração realizada não esteja correta. Você pode verificar se dentro do pedido, há um código de transação vinculado, ou se este campo está vazio. Se o campo estiver vazio, ou se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o nosso suporte.
Como por exemplo, na imagem 9 abaixo:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário