O que são os Orçamentos?
O aplicativo de orçamentos permite que o lojista consiga criar um formulário para o interessado, desta forma, o lojista consegue criar um orçamento adaptando para o seu ramo de negócio.
Como configurar?
Para encontrar o aplicativo, trilhe o caminho a seguir no painel da sua loja:
Aplicativos > Produtos, conforme a imagem 1:
Imagem 1
Agora basta localizar o aplicativo de orçamentos e clicar em "Configurar", conforme a imagem 2:
Imagem 2
Após acessar a aplicação de orçamentos, iremos dividir a configuração em duas etapas.
1º: configurar campos, conforme a imagem 3:
Imagem 3
Dentro da configuração de campos possuímos 3 campos padrões da plataforma que não são possíveis alterar ou excluir, sendo o preenchimento dos mesmos obrigatório. Porém, podemos adicionar campos de forma ilimitada clicando no botão "Adicionar", conforme a imagem 4:
Imagem 4
Ao clicar em adicionar você deve fazer a configuração dos campos de seu orçamento, sendo eles:
- Nome: nome do campo que será exibido ao cliente
- Tipo: o tipo de formatação de texto que será inserido, sendo possível inserir texto numérico, e-mail e telefone.
- Valor predefinido: refere-se ao texto explicativo do campo.
- Preenchimento obrigatório: o lojista pode definir se o interessado é obrigado ou não a preencher antes do envio do formulário.
Após realizar estas configurações, basta clicar em "Salvar" e o campo estará disponível, conforme as imagens 5 e 6:
Imagem 5
Imagem 6
Segue exemplo de um orçamento configurado na imagem 7:
Imagem 7
2º: Evento (imagem 8):
Imagem 8
Nesta configuração iremos configurar o evento que o cliente e o lojista recebem quando um cliente realiza o envio do formulário, sendo possível ativar ou desativar a opção de notificar o lojista.
Se a opção "Notificar Lojista" estiver habilitada, você receberá todos os e-mails disparados para este evento. Com a opção "Notificar Cliente" habilitada, somente o cliente que realizou o envio do formulário irá receber o e-mail.
Após acessar a configuração de evento, são possibilitadas as seguintes opções:
- Ativar: para realizar a ativação ou desativação do evento
- Notificar o cliente: onde o interessado irá receber um aviso em seu e-mail contendo as informações do orçamento.
- Notificar o lojista: onde o lojista pode decidir se ele mesmo irá receber um aviso quando houver um novo orçamento.
- Nome: o nome deste evento.
- Assunto: o assunto do e-mail que será enviado aos interessados.
- Mensagem: funcionalidade para edição do conteúdo que será disparado para o cliente no e-mail, sendo possível inserir imagens, vídeos e também as Tags predefinidas pela plataforma Loja HostGator.
Após realizar esta configuração, basta clicar em "Salvar" e seu evento estará disponível, conforme imagens 9 e 10:
Imagem 9
Imagem 10
Esta configuração pode ser aplicada a um menu ou categoria, menu personalizado ou nos demais menus disponíveis na plataforma Loja HostGator. Assim, possibilitando que o lojista consiga captar informações dos seus clientes ou realize orçamento de serviços e produtos. O local que você deve inserir é no seguinte endereço: solicite-um-orcamento, conforme exemplo da imagem 11:
Imagem 11
Para inserir o orçamento a um menu ou categoria ou personalizado, deve ser seguido o passo a passo conforme documentação no link abaixo:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário