Nos produtos que é possível personalizar, como acrescentar itens, incluir o nome pessoal, entre outros, você pode adicionar perguntas na página do produto para que o cliente informe como deseja o produto.
Siga abaixo as etapas e veja como fazer:
- Etapa 1: Criar as perguntas customizadas
- Etapa 2: Vincular as perguntas ao produto
- Etapa 3: Ver no pedido as respostas para personalização do produto
- - -
Etapa 1: Criar as perguntas customizadas
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, acesse Produtos
3. Na opção “Perguntas Customizadas”, clique em Configurar e em seguida, clique em Acessar Configuração
4. Na tela “Perguntas Customizadas”, clique em Adicionar pergunta
5. Selecione o tipo de pergunta que deseja criar:
- Pergunta aberta - terá um campo para o cliente escrever a resposta
- Pergunta fechada - o cliente terá que escolher entre as opções listadas e você pode adicionar se o item terá ou não um custo adicional
- - -
Pergunta aberta
6. Após clicar na opção “Pergunta aberta”, clique em Avançar
7. Na tela “Pergunta aberta”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
- A) Pergunta - insira a pergunta para saber como o cliente deseja o produto;
-
B) Formato - selecione como deve ser o formato da resposta:
- Texto - com um conjunto de palavras;
- Inteiro - com número inteiro;
- Numérico - pode ter números quebrados - Por exemplo: 2,5;
- E-mail - a resposta terá que ser preenchida com um endereço de e-mail;
Se escolher a opção “Inteiro ou Numérico”, nos campos que abrirem, informe o valor Mínimo e Máximo que o cliente pode preencher.
- C) Texto de apoio - adicione informações sobre a customização do produto;
- D) Pergunta obrigatória - ative essa opção se o cliente deve responder à pergunta antes de prosseguir com a compra - O botão na cor "Azul", a pergunta é obrigatória;
8. Para concluir, clique em Salvar
Todas as perguntas adicionadas serão listadas na tela “Perguntas Customizadas”. Você pode ver quais são as perguntas, o tipo (se aberta ou fechada) e se tem ou não custo adicional - Caso queira editar, clique em Editar ou para remover, clique em Excluir.
9. Agora, veja a Etapa 2
- - -
Pergunta fechada
6. Após clicar na opção “Pergunta fechada”, clique em Avançar
7. Em “Pergunta”, insira a pergunta para saber como o cliente deseja o produto
8. Em “Respostas”, informe:
- A) Campos de “Opções” - adicione as respostas que o cliente deve selecionar - Para ele escolher como deseja customizar o produto;
- B) Para inserir mais opções de respostas, clique em Adicionar opção
- C) Caso as opções de customização tenham diferença de preço, para adicionar, clique em Informar Custo Adicional e insira o valor
9. Em “Texto de apoio”, adicione informações sobre a customização do produto
10. Em “Pergunta obrigatória”, ative essa opção se o cliente deve responder à pergunta antes de prosseguir com a compra - O botão na cor azul, a pergunta é obrigatória.
Atenção: Para mudar a ordem das respostas, clique sobre o ícone pontilhado, arraste e solte na posição que deseja.
11. Para concluir, clique em Salvar
Todas as perguntas adicionadas serão listadas na tela "Perguntas Customizadas". Você pode ver quais são as perguntas, o tipo (se aberta ou fechada) e se tem ou não custo adicional - Caso queira editar, clique em Editar ou para remover, clique em Excluir.
12. Agora, veja abaixo a Etapa 2
- - -
Etapa 2: Vincular as perguntas ao produto
1. No menu lateral, clique em Produtos - Caso ainda não tenha o produto cadastrado, veja como fazer
2. Em seguida, são listados todos os produtos cadastrados, no que deseja adicionar a pergunta customizada, clique no ícone de lápis (Editar)
3. Na tela de edição do produto, clique na aba Infos Adicionais
4. Em “Infos Adicionais”, desça até a seção Perguntas Customizadas
5. Preencha as informações conforme indicado abaixo:
- A) Defina um título para as perguntas customizadas - ele será exibido acima das perguntas, na página do produto;
- B) Adicionar perguntas customizadas - selecione as perguntas que o cliente deve responder - Até 5 perguntas podem ser inseridas;
- C) Multiplicar valores das respostas - para perguntas abertas com o formato número ou valor inteiro, multiplique os valores entre si para definir o valor adicional a compra - Por exemplo: altura x largura;
- Para ativar essa função, clique no botão - Na cor "Azul" está ativado;
- D) Selecione as perguntas que deseja multiplicar valores das respostas - selecione as perguntas customizadas que deseja vincular ao produto.
6. Para concluir, clique em Salvar
7. Agora, veja abaixo a Etapa 3
- - -
Etapa 3: Ver no pedido as respostas para personalização do produto
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Pedidos
2. No pedido que deseja ver as respostas para customização, clique no ícone de olho (Ver pedido)
3. Na tela “Informações do Pedido”, desça até a seção Produtos
4. Na opção “Nome”, será exibida a imagem do produto e as respostas que o cliente informou nas perguntas customizadas
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário