Para que serve a cotação de produto?
Você trabalha com produtos que é necessário a cotação antes de realizar a venda?
Caso sim, o aplicativo de cotação de produtos é feito para você, onde através dele você pode ocultar o valor do produto e solicitar informações pertinentes a cotação.
A cotação de produtos é um processo que serve, principalmente, para garantir os melhores preços nas compras realizadas dentro da sua empresa. Ao executar as ações necessárias, você consegue assegurar as condições mais favoráveis, o que contribui para impulsionar seus resultados.
Vamos aprender como funciona?
- Ativando a cotação de produto;
- Configuração do evento;
- Vinculando um produto ao aplicativo de cotação;
- Recebi uma nova cotação, e agora?
Como ativar a cotação de produto?
O primeiro passo para utilizar este recurso é ativar a cotação de produtos, onde para isto trilhe o caminho Aplicativos > Produtos > Cotação de produto > Configurar conforme a imagem 1.
Imagem 1
Ao acessar o recurso clique sobre o campo Configurações conforme a imagem 2.
Imagem 2
Habilite a cotação de produto, logo após defina qual o nome do botão( o mesmo irá substituir o botão de compra) e ao finalizar clique em salvar conforme a imagem 3.
Imagem 3
Ao salvar o recurso a cotação de produtos já está ativa em sua loja, porém, ainda é necessário vincular em seus produtos.
Configuração do evento:
Antes de realizar este processo vamos realizar a configuração do evento de e-mail que é disparado para o cliente quando ele preenche as informações de cotação de produto, confira os passos logo abaixo.
Na tela de configuração do aplicativo Cotações você deve clicar sobre o campo Evento conforme a imagem 4.
Imagem 4
Ative o evento, assim como caso queira marque para que você lojista seja notificado e notificar o cliente, logo após insira um nome para o evento e o assunto do e-mail para que seja enviado conforme a imagem 5.
Imagem 5
Faça a edição do corpo do e-mail conforme você deseja que o seu cliente receba conforme a imagem 6.
Imagem 6
Lembre-se de utilizar o recurso de tags, mas como funciona uma tag?
A tag serve para que possamos apresentar informações em um evento, por exemplo, de forma dinâmica, ou seja, sem realizar o ajuste manual. Segue um exemplo:
Caso você utilize a tag %nome_produto% irá ser apresentado no corpo do e-mail o nome do produto.
Ao finalizar estas configurações clique em Salvar.
Vinculando um produto ao aplicativo de cotação:
Nesta etapa vamos vincular a cotação aos seus produtos, onde para isto acesse o menu lateral de produtos conforme a imagem 7.
Imagem 7
Caso queira, você pode habilitar a cotação conforme o ícone na imagem 8.
Imagem 8
Ou você pode acessar a edição do produto, habilitar a cotação e clicar sobre salvar conforme a imagem 9 e 10.
Imagem 9
Imagem 10
Pronto, em sua loja irá ser apresentado o botão de cotação conforme a imagem 11.
Imagem 11
Ao clicar sobre a cotação irá ser apresentado os campos padrões para que seja feita a cotação deste produto, onde ao cliente finalizar de preencher as informações deve clicar em Fazer Cotação conforme a imagem 12.
Imagem 12
Recebi uma nova cotação, e agora?
Você recebeu um cotação de produto em sua loja, o que fazer agora?
Você deve primeiro acessar o aplicativo de Orçamentos, onde para isto trilhe o caminho Aplicativos > Produtos > Cotação de produto > Configurar conforme a imagem 13.
Imagem 13
Na tela do aplicativo de cotações você irá visualizar todos os contatos que você recebeu em sua loja, onde caso você queira responder um orçamento clique em Editar conforme a imagem 14.
Imagem 14
Formule uma resposta para o seu cliente, passando informações referente a cotação conforme a imagem 15.
Imagem 15
Você irá visualizar também nesta tela todos os detalhes do produto em que o cliente se interessou, assim como os dados preenchidos. Ao revisar estas informações clique em responder conforme a imagem 16.
Imagem 16
O seu cliente irá receber no e-mail a resposta para que caso queira, possa prosseguir com a compra.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário