O que é o diagnóstico de funil?
O diagnóstico de funil de vendas tem a finalidade de metrificar e auxiliar o lojista a entender o em qual etapa do fluxo de compra sua loja está apresentando algum problema, como, por exemplo, um funil com muitos carrinhos e poucas conversões, pode informar algum problema de checkout ou ausência de uma oferta válida, como frete, desconto, etc.
Observação importante
Este relatório está disponível no plano 6 e 7 da plataforma Loja HostGator
Definições:
O que é CTR?
A taxa de cliques é a proporção de usuários que clicam em um link específico em relação ao número total de usuários que visualizam uma página, email ou anúncio. É comumente usado para medir o sucesso de uma campanha de publicidade online para um determinado site, bem como a eficácia das campanhas de e-mail.
O que é CPC?
CPC é a sigla utilizada para custo por clique, onde é metrificado e informado pela ferramenta qual foi o valor gasto para que o cliente final clique no seu anúncio.
Como configurar:
Acessando o relatório:
Para acessar o aplicativo primeiramente acesse a sua loja da Loja HostGator e trilhe o caminho: Relatórios > Diagnóstico de funil de vendas conforme a imagem 1.
Imagem 1
Abaixo segue as informações necessárias para preencher um diagnóstico de funil.
Período:
Faça a configuração de qual irá ser o período que você deseja filtrar para gerar o funil de vendas, conforme a imagem 2:
Imagem 2
Campanha Facebook:
Nestes campos você deve preencher os dados de CTR, CPC e investimento das campanhas realizadas no Facebook.
Imagem 3
Para coletar os dados de CTR, CPC e Investimento será necessário acessar o gerenciador de anúncios.
Ao acessar o gerenciador de anúncios vamos localizar as campanhas e então faça um filtro de colunas para Desempenho e cliques, logo após vamos identificar os campos Valor Gasto, CPC e CTR, conforme a imagem 4.
Estas informações devem ser inseridas no diagnóstico de fúnil de vendas.
Observação: Para que as informações sejam precisas o filtro de data deve ser exatamente o mesmo inserido no relatório de diagnóstico de funil na Loja HostGator.
Imagem 4
Campanha Google:
Nestes campos devem ser preenchidas as informações de CTR, CPC e investimento das campanhas realizadas no Google.
Imagem 5
Ao acessar o seu Google Ads se direcione até a aba de campanhas, onde você irá visualizar na parte inferior os dados totais dos campos necessários, o primeiro a ser coletado é o Custo médio, conforme a imagem 6.
Observação: Não esqueça de realizar o filtro de data exatamente pela mesma informação de tempo preenchido no diagnóstico de funil.
Imagem 6
Logo após colete as informações de CTC e CTR conforme a imagem 7.
Imagem 7
Visitantes X Carrinho
Para inserir os campos conforme a imagem 8, acesse sua conta do Analytics.
Imagem 8
Para coletar a quantidade de visitantes ao acessar o Analytics acesse o campo Publico Alvo e logo após visão geral conforme a imagem 9.
Imagem 9
Ao acessar este campo você irá visualizar a informação de quantidade de visitantes, onde a que deve ser inserida na plataforma é Usuários conforme a imagem 10.
Imagem 10
Carrinho X Compra e Compra X Pagamento
Os campos conforme a imagem 11 são preenchidos de forma automática pela plataforma Loja HostGator, onde irá ser coletado o número de pedidos, faturamento da loja e também a quantidade de vendas que estão com status acima de criado.
Imagem 11
Para localizar a quantidade de carrinhos acesse a aba de Conteúdo do site e logo após Todas as páginas conforme a imagem 12, onde no endereço /carrinho colete a informação de visualização de páginas únicas.
Imagem 12
Pronto, você está com todas as informações preenchidas, agora basta clicar em Salvar conforme a imagem 13.
Imagem 13
Visualizando o funil de vendas
Após preencher todos os dados você deve selecionar o período e clicar sobre gerar conforme a imagem 16, onde irá ser apresentado o diagnóstico de funil de e suas referências conforme a imagem 14:
Imagem 14
Ao selecionar o período, você vai visualizar como está o seu funil de vendas conforme a imagem 15.
Imagem 15
É disponibilizado para você, um informativo com as referências para cada etapa do funil, onde para acessar clique sobre o ícone grifado na imagem 16.
Imagem 16
Você será direcionado as referências, assim como as possíveis soluções em caso de valores abaixo aos parametros do funil conforme a imagem 17.
Imagem 17
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário