O que é a API de Conversões:
Com a chegada do IOS 14, a Apple criou medidas que permitem ao usuário um maior controle sobre os dados que compartilham com aplicativos e anunciantes. Essas medidas, fazem com que o rastreio de dados pelo Pixel torne-se impreciso, pois apenas uma pequena parcela dos usuários permitem que seus dados sejam rastreados.
A API de Conversões é uma ferramenta do Facebook Business que permite que você compartilhe os principais eventos ou as ações do cliente diretamente dos servidores da plataforma.
A API de Conversões trabalha com o pixel do Facebook para ajudar a aprimorar o desempenho e a mensuração das suas campanhas de anúncios do Facebook.
Os eventos que serão mapeados pela API em sua loja serão:
- Adição de Produto ao Carrinho (Add to Cart)
- Finalização de Pedido (Initiate Checkout)
- Lead (Lead)
- Finalização de Cadastro (Complete Registration)
- Evento de compra (Purchase)
Antes de você utilizar a API de Conversões, é preciso que você já tenha o seu domínio verificado e o Pixel do Facebook configurados em sua loja virtual.
Como configurar:
Para configurar a API de Conversões em sua loja, você verá os seguintes passos:
1- Configuração no Facebook:
Com os pré requisitos citados acima, já configurados, vamos precisar de duas informações, são elas a ID do pixel e o token de acesso da API.
Para isso, primeiramente você precisa acessar o seu Facebook Business. Em seguida, acesse o seu Gerenciador de Eventos, selecione o pixel que você possui vinculado ao seu site e em seguida clique na aba configurações, conforme a imagem 1.
Imagem 1
Na aba de Configurações, você irá identificar o rótulo Identificação do Pixel. Copie este código e cole em um bloco de notas (ou qualquer outro editor de textos). Conforme a imagem 2 abaixo:
Imagem 2
Com a ID do pixel já salva, vamos buscar pelo Token de acesso. Para isso, desça a configuração até encontrar por API de Conversões. Ao encontrar, clique em Gerar Token de Acesso. Conforme a imagem 3 abaixo:
Imagem 3
Clique sobre o token gerado para copiá-lo para sua área de transferência, conforme a imagem 4 abaixo:
Imagem 4
Se a cópia ocorrer, você verá a seguinte mensagem confirme a imagem 5 abaixo:
Imagem 5
Pronto!! Agora, salve o token juntamente com a ID para que você possa inserir estas informações na plataforma.
2 - Configuração na plataforma:
Agora, para inserirmos os dados da API na sua loja, você precisa acessar Aplicativos > Marketing > Api de Conversões conforme a imagem 6.
Imagem 6
Ao acessar o aplicativo, você precisará configurar os seguintes campos, conforme a imagem 8 abaixo:
- Ativo - Habilite a opção Ativo para que a API comece a rastrear os eventos;
- ID do Pixel - Preencha este campo com a ID do Pixel copiada no passo anterior;
- Access Token - Preencha este campo com o Token de acesso copiado no passo anterior;
- Após preencher os campos, clique em Salvar Configurações para aplicar as modificações.
Imagem 8
DICA: Não é necessário desabilitar o Pixel do Facebook após configurar a API de Conversões, isso porque essas ferramentas se complementam e a coleta de dados será mais efetiva.
Pronto!! Agora você já está com tudo pronto para otimizar cada vez mais as suas campanhas.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário