O que é o Pixel do Facebook:
O Pixel do Facebook é um código JavaScript que, quando inserido no seu site, permite rastrear determinados comportamentos dos usuários dentro das suas páginas. É utilizado para mensurar o desempenho das campanhas de marketing da sua loja virtual.
Os eventos que serão mapeados pelo Pixel em sua loja serão:
- Visualização de Produto (Product View)
- Visualização de Página (Page View)
- Adição de Produto ao Carrinho (Add to Cart)
- Finalização de Pedido (Initiate Checkout)
- Lead (Lead)
- Finalização de Cadastro (Complete Registration)
- Evento de compra (Purchase)
Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta e página da sua loja ativa com o Facebook. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizar o cadastro.
Você precisará também, possuir uma conta no Business Manager do Facebook. Se você não possui essa conta, clique aqui para realizar o cadastro.
Além disso, é necessário que você verifique o seu domínio para utilizar o Pixel em sua loja. Caso você não tenha realizado este processo, clique aqui.
Para realizar o processo vamos fazer em três etapas, sendo eles:
- Criação do Pixel no gerenciador;
- Configuração na Loja HostGator;
- Criação dos eventos do Pixel do Facebook;
- Verificar o funcionamento do Pixel;
Configuração no gerenciador:
Acesse o seu painel do Business Manager e em seguida acesse Todas as ferramentas > Configurações do negócio, conforme a imagem 1 abaixo:
Imagem 1
Logo após no menu lateral esquerdo seleciona a opção Configurações do negócio conforme a imagem 2.
Imagem 2
No menu lateral esquerdo, acesse Fonte de dados > Pixels, conforme a imagem 3.
Imagem 3
Agora, para criar o seu pixel, clique em adicionar, como destacado na imagem 4.
Imagem 4
Em seguida, defina o nome do pixel e clique em continuar, conforme a imagem 5.
Imagem 5
Clique em Continuar gerenciando meu negócio, conforme a imagem 6.
Imagem 6
Para prosseguir agora, é necessário que você já tenha o seu domínio já verificado, caso você não tenha verificado o seu domínio, clique aqui para acessar a documentação de ajuda referente a este processo.
Com o domínio verificado, vamos acessar o gerenciador de eventos do seu Pixel. Para isso acesse Fonte de dados > Pixels > Abrir no gerenciador de Eventos. Conforme a imagem 7.
Imagem 7
No seu gerenciador de eventos, clique em Continuar a configuração do pixel, conforme a imagem 8 abaixo:
Imagem 8
Escolha a opção Pixel do Meta e clique em Conectar, conforme a imagem 9.
Imagem 9
Clique em Instalar o código manualmente, conforme a imagem10.
Imagem 10
Clique em Copiar código e em seguida clique em Continuar, conforme a imagem 11.
Imagem 11
Configuração na Loja HostGator:
Com o código do pixel copiado acesse o seu painel administrativo da sua loja da Loja HostGator. Em seguida, acesse Aplicativos > Marketing, busque pelo aplicativo Pixel do Facebook e clique em Configurar, conforme a imagem 12 abaixo:
Imagem 12
Na configuração do Pixel, ative a DPA, cole o código copiado no campo destacado e em seguida clique em salvar, conforme a imagem 13.
Imagem 13
Criação dos eventos do Pixel do Facebook:
Agora, volte para o seu Gerenciador de negócio do Facebook e a configuração de Correspondência avançada automática você deve desativar e em seguida clique em continuar. Conforme a imagem 14.
Imagem 14
No próximo passo, na ferramenta de configuração de eventos você não irá configurar nada. Então, apenas clique em continuar, conforme a imagem 15.
Imagem 15
Clique em continuar conforme imagem 16:
Imagem 16
Agora, clique em configurar eventos da web, conforme a imagem 17.
Imagem 17
Você será redirecionado para a página de configurações de eventos da web. Nesta página você terá listado todos os seus domínios configurados no BM e os eventos configurados em cada um. Para adicionar novos eventos, clique sobre o domínio, como destacado na imagem 18.
Imagem 18
Os eventos que precisam ser configurados irão depender da quantidade de pedidos mensais que sua loja possui. Veja abaixo :
1. Até 100 pedidos mensais:
Caso a sua loja tenha até 100 pedidos mensais, os eventos e ordem que precisam ser configurados são os seguintes, conforme a imagem 19 abaixo. É importante que você siga a ordem e os eventos que estão habilitados:
Imagem 19
2. Mais de 100 pedidos mensais:
Caso a sua loja tenha mais de 100 pedidos mensais, os eventos e ordem que precisam ser configurados são os seguintes, conforme a imagem 20 abaixo. É importante que você siga a ordem e os eventos que estão habilitados:
Imagem 20
Para adicionar eventos, clique em adicionar eventos e insira os eventos desejados. Em seguida clique em enviar, conforme a imagem 21.
Imagem 21
IMPORTANTE: Se você possui campanhas ativas em sua conta da BM, a alteração dos eventos rastreados pelo Pixel fará com que seus anúncios sejam pausados por 48h.
Como verificar se a integração está funcionando:
Para testar se a integração está correta, instale a extensão Facebook Pixel Helper. Caso você não tenha a mesma em seu navegador, clique aqui para realizar o download. Em seguida clique em Usar no Chrome, conforme a imagem 22.
Imagem 22
Após instalar, você deve acessar a sua loja para verificar se a integração com o Facebook Pixel está operando corretamente e se os eventos estão sendo disparados. Conforme a imagem 23 abaixo:
Imagem 23
Se a configuração estiver correta, você verá um ícone de "verificado". Se a configuração estiver incorreta, você verá um ícone de "aviso", conforme a imagem 24.
Imagem 24
Pronto, você instalou o seu Pixel do Facebook o testou, a configuração está concluída!
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário