O Pinterest é uma plataforma utilizada para compartilhar fotos, imagens e vídeos, para que as pessoas pesquisem, publiquem e salvem dicas, ideias e produtos favoritos. É uma área de inspirações sobre vários assuntos, como decoração, roupas, perfumes, entre outros.
Com a conta para empresa no Pinterest, você pode anunciar seus produtos, alcançar novos públicos, atrair tráfego para a loja e fazer vendas - Caso ainda não tenha a conta Business criada na plataforma, veja como fazer
Veja abaixo como fazer para configurar em sua loja:
- Etapa 1: Gerar o código de verificação no Pinterest (Reivindicar o site)
- Etapa 2: Adicionar o código na Loja HostGator
- Etapa 3: Configurar a Tag do Pinterest na sua loja
- Etapa 4: Como enviar seus produtos via XML ao Pinterest
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Etapa 1: Gerar o código de verificação no Pinterest (Reivindicar o site)
Fazer a verificação da sua loja é importante para que você tenha acesso às análises geradas pelo Pinterest, indicar autenticidade da conta com o selo de loja verificada e usar a plataforma para conversões.
1. Acesse o site Pinterest e faça o login em sua conta Business
2. Na parte superior direita da tela, clique no ícone de seta
3. Em seguida, clique em Configurações
4. Clique na opção Contas conectadas
5. Em “Sites”, clique em Reivindicar
6. Na opção “Adicionar tag HTML”, copie o código - E Salve, você irá adicionar na Etapa 2
7. Em seguida, clique em Continuar - Mantenha aberta esta tela, pois após a configuração na Loja HostGator, será necessário voltar e verificar
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Etapa 2: Adicionar o código na Loja HostGator
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em “Aparência”, na opção Adicionar Código (scripts), clique em Configurar
3. Na modal que abrir, clique na aba Cabeçalho (header) e cole o código - Copiado na Etapa 1, passo 6
4. Para concluir, clique em Salvar
5. Agora, volte na plataforma do Pinterest, na tela de verificação e adicione a URL da loja - Por exemplo: sualoja.com.br
6. Em seguida, clique em Verificar
Caso a configuração tenha sido concluída corretamente, você verá a mensagem de “Conectado”, clique em Feito - Sua conta passará para o status In-Progress, pois o Pinterest irá validar sua loja, podendo levar até 48h para concluir.
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Etapa 3: Configurar a Tag do Pinterest na sua loja
A Tag do Pinterest é um código que, quando adicionado a sua loja, permite rastrear os visitantes e ações que realizam na loja após ver seu anúncio no Pinterest.
Você pode instalar a Tag através de duas formas - Selecione a opção que deseja e veja como fazer:
- Configurar pelo Google Tag Manager - Caso já tenha configurado o Tag Manager na sua loja
- Gerar a Tag no Pinterest e adicionar na Loja HostGator (Recomendado)
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Configurar pelo Google Tag Manager
1. Acesse o site Pinterest e faça o login em sua conta Business
2. Na parte superior da tela, clique em Anúncios
3. Em seguida, clique em Conversões
4. No menu lateral, clique em Gerenciador de tags
5. Em seguida, clique em Instalar a Tag do Pinterest
6. Informe a URL da sua loja - Por exemplo: https://sualoja.com.br
7. Clique em Marca de seleção
8. Em “Outras integrações”, clique em Google Tag Manager
9. Em seguida, clique em Conectar com o Google
10. Faça o login com a conta vinculada ao Google Tag Manager
Eventualmente, você precisará validar sua conta via telefone. Se pedir, valide e dê sequência.
11. Caso seja solicitado, Defina as permissões que o Pinterest pode ter na conta e clique em Continuar
12. No Google Tag Manager selecione a conta que está vinculada com sua loja e clique em Continuar
13. Em seguida, clique em Feito - A Tag do Pinterest será configurada automaticamente na sua loja
14. Após a instalação da Tag, veja como testar para confirmar se está funcionando corretamente.
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Gerar a Tag no Pinterest e adicionar na Loja HostGator
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Etapa 1: Gerar a Tag no Pinterest
1. Acesse o site Pinterest e faça o login em sua conta Business
2. Na parte superior da tela, clique em Anúncios
3. Em seguida, clique em Conversões
4. No menu lateral, clique em Gerenciador de tags
5. Em seguida, clique em Instalar a Tag do Pinterest
6. Informe a URL da sua loja - Por exemplo: https://sualoja.com.br
7. Clique em Marca de seleção
8. No canto inferior direito da tela, clique agora em Pular para a configuração manual
9. Em “Instalar o código de base”, copie o número informado na tag - Salve ele, você irá adicionar na Etapa 2
10. Em seguida, clique em Continuar - Mantenha aberta esta tela “Ativar correspondência avançada automática”, pois após a configuração na Loja HostGator, será necessário voltar e configurar
Etapa 2: Adicionar a Tag na Loja HostGator
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos
2. Em seguida, clique em Marketing
3. Desça a página até a opção “Pinterest” e clique em Configurar
4. Na modal que abrir, em “Código de integração” cole o número do Pinterest - Copiado na Etapa 1 - passo 7
5. Para concluir, clique em Salvar
6. Agora, volte na plataforma do Pinterest, na tela “Ativar correspondência avançada automática” - Mantenha ativa as opções que deseja
7. Em seguida, clique em Continuar
8. Você será direcionado para a tela “Instalar o código do evento”, porém os eventos padrões já estão adicionados em sua loja, portanto, clique em Feito
Atenção: A instalação da Tag passará por uma análise do Pinterest, o prazo para concluir é de 48h.
9. Após a instalação da Tag estar concluída, veja como testar para confirmar se está funcionando corretamente.
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Como testar a Tag do Pinterest
1. Acesse o site Pinterest e faça o login em sua conta Business
2. Na parte superior da tela, clique em Anúncios
3. Em seguida, clique em Conversões
4. No menu lateral, clique em Testar eventos
5. Em “URL do site” informe o link da sua loja - Por exemplo: https://sualoja.com.br
6. Em seguida, clique em Lançar
7. Você será direcionado para a sua loja. Faça uma breve navegação para a Tag rastrear
8. Retorne ao Pinterest e veja os eventos disparados com base na sua navegação feita na loja - Ao serem listados os eventos, significa que a configuração está correta.
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Etapa 4: Como enviar seus produtos via XML ao Pinterest
O XML é um arquivo que contém as informações dos produtos cadastrados na sua loja, como por exemplo, preço, estoque, URL do produto e da imagem, entre outras.
O uso XML facilita o compartilhamento dos dados dos produtos, com o objetivo de atrair tráfego para a loja e aumentar suas vendas.
Veja como enviar o seu catálogo de produtos para o Pinterest
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