O GPS do E-commerce é uma ferramenta que capta os dados da sua loja e gera relatórios, para que você possa analisar estas informações, criar estratégias e impulsionar o seu negócio.
Os principais indicadores do GPS do E-commerce são:
- Faturamento total da sua loja;
- Valor do ticket médio;
- Quantidade de pedidos gerados e pagos;
- Quantidade de páginas visitadas;
- Quantidade de visitantes;
- Taxas de conversão;
Veja abaixo como:
- Etapa 1: Configurar o GPS do E-commerce
- Etapa 2: Adicionar o usuário no Google Analytics
- Etapa 3: Atualizar os dados do Google Analytics no GPS do E-commerce
- Etapa 4: Acessar o relatório e ver detalhes sobre cada indicador
- - -
Etapa 1: Configurar o GPS do E-commerce
Para fazer esta configuração, você já deve ter uma propriedade criada no Google Analytics e vinculada em sua loja - Se necessário, veja como fazer.
Com o Google Analytics configurado, veja abaixo como integrar no GPS do E-commerce:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Vendas
3. Na opção “GPS do E-commerce”, clique em Configurar
4. Na tela “GPS do E-commerce", preencha as informações conforme indicado:
A) Ativo - marque a caixa de seleção e em “Ativar Analytics Ecommerce” mantenha a opção Sim;
B) ID da Métrica - insira o código (G- XXXXXXXXXX) - Se necessário, veja como obter
5. Em seguida, clique em Salvar Configurações
6. Após salvar, irá aparecer o campo “ID da propriedade”, insira o código informado no Google Analytics.
Para obter o código, veja como fazer:
A) Acesse sua conta no Google Analytics
B) Caso tenha mais de uma conta no Google Analytics, clique em Todas as contas e em seguida, na conta que deseja configurar
C) No menu lateral, clique no ícone de engrenagem (Administrador)
D) Em seguida, clique em Configurações da propriedade
E) Copie o ID da propriedade
7. Em seguida, clique em Salvar configurações
8. Ainda nesta mesma tela, copie o usuário informado no GA e salve - Você precisará para adicionar na Etapa 2
production-dloja-ga4@web-analytics-latam.iam.gserviceaccount.com
Mantenha aberta esta tela, pois após o procedimento no Google Analytics, será necessário voltar e concluir a configuração
9. Agora, veja a Etapa 2
- - -
Etapa 2: Colocar o usuário da Loja HostGator no Google Analytics
1. Acesse sua conta no Analytics
2. Caso tenha mais de uma conta no Google Analytics, clique em Todas as contas e em seguida, na conta que deseja configurar
3. No menu lateral, clique no ícone de engrenagem (Administrador)
4. Em seguida, clique em Gerenciamento de acesso à propriedade
5. Na tela “Gerenciamento de acesso à propriedade”, clique no ícone +
6. Em seguida, clique em Adicionar usuários
7. Em “Endereço de e-mail", insira o usuário copiado na Loja HostGator - Na etapa 1, passo 4
8. Em “Restrições diretas de dados e funções”, marque a opção Analista
9. Para concluir, clique em Adicionar
10. Agora, volte na plataforma da Loja HostGator, na tela de configuração do “GPS do E-commerce" e clique em Autorizar conexão - Se tudo estiver correto, será exibida uma mensagem de sucesso.
11. Veja a Etapa 3
- - -
Etapa 3: Atualizar os dados do Google Analytics no GPS do E-commerce
Diariamente, de forma automática, a plataforma realiza uma busca no Google Analytics para que os dados de visitantes e páginas visitadas sejam atualizados.
Entretanto, existem dois momentos em que são necessários realizar a busca "manual" destas informações. Sendo eles:
- O Google Analytics estava configurado em sua loja antes que a vinculação do GPS do E-commerce tivesse sido realizada;
- Por algum motivo, a atualização automática realizada pela plataforma não foi executada - Para identificar uma possível falha na atualização automática, você pode comparar os dados que estão no GPS com os dados do mesmo período no seu Google Analytics.
Atenção: Lembrando que pode ocorrer algumas variações entre as informações da ferramenta GPS do E-commerce e do Google Analytics.
Veja como atualizar manualmente os dados:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos
2. Em seguida, clique em Vendas
3. Na opção “GPS do E-commerce”, clique em Configurar
4. Na tela “GPS do E-commerce", clique em Atualização por período
5. Em seguida, selecione o período que deseja buscar os dados no Google Analytics e clique em Atualizar
6. Na tela você verá o processo de atualização - Na coluna Status, terão indicadores em cores:
- Verde - a busca de dados foi realizada com sucesso;
- Vermelho - caso o status fique na cor vermelha, significa que houve um erro na busca - Recomendamos que tente o processo novamente e caso o problema persista, entre em contato com o suporte através deste formulário.
Feito isso, você já pode ver estes dados no relatório do GPS do E-commerce - Veja como fazer na Etapa 4
- - -
Etapa 4: Acessar o relatório e ver detalhes sobre cada indicador
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Relatórios
2. Em “Relatórios”, clique em GPS E-commerce
3. Em “GPS do E-commerce" estará disponível os dados da sua loja - Caso deseje, escolha uma data para ver as informações, clique em Selecione o Período, defina o dia de início e fim e clique em Gerar - Você também pode gerar um comparativo de períodos.
Veja abaixo detalhes de cada indicador:
A) Faturamento - é a soma total das vendas da sua loja;
B) Ticket Médio - é o indicador do valor médio de vendas por cliente - O cálculo realizado é o faturamento total / número total de vendas;
Atenção: Nos indicadores “Faturamento” e “Ticket Médio”, você verá as informações referente a pedidos que não estão no status de “Criado” ou “Cancelado”. O valor calculado nestes campos não terá o valor do frete incluso.
C) Pedidos - você verá a soma de todos os pedidos com o status de “Criado” ou “Cancelado”;
D) Pedidos Pagos - você verá a soma de todos os pedidos que tiveram seu status alterado para pago ou para qualquer status posterior a esse - Com exceção do status de “Cancelado”;
E) Páginas visitadas - automaticamente preenchido de acordo com os dados disponíveis no seu Google Analytics;
F) Visitantes - automaticamente preenchido de acordo com os dados disponíveis no seu Google Analytics;
G) Diferença Pagos X Não Pagos - é o percentual de diferença entre a quantidade de pedidos pagos e a quantidade de pedidos não pagos - O cálculo realizado é (pedidos pagos / pedidos) * 100 – 100;
H) Taxa Conversão - é o percentual do total de pedidos criados na loja com base no número total de visitantes - O cálculo realizado é (pedidos / visitantes) * 100;
I) Taxa Conversão Real - é o percentual do total de pedidos pagos na loja com base no número total de visitantes - O cálculo realizado é (pedidos pagos / visitantes) * 100.
Os indicadores abaixo, possuem valores padrões já definidos na plataforma - Porém, você pode modificá-los. Para isso, clique em Configurações, altere como deseja e Salve.
- Ticket médio
- Visitantes
- Diferença Pagos X Não Pagos
- Taxa Conversão
- Taxa Conversão Real
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário