A partir de 1º de julho de 2023, as propriedades atuais do Google Analytics Universal não processarão mais os dados, por isso é necessário atualizar para a versão GA4.
Esta mudança é do próprio Google, e visa dar mais foco em privacidade de dados, coletar mais dados com precisão da jornada dos clientes, melhorar relatórios e análises multiplataforma - Se necessário, veja como atualizar.
É importante configurar o Google Analytics 4 com o Tag Manager, pois são ferramentas que se complementam. As tags configuradas no Tag Manager geram dados sobre o comportamento dos clientes na sua loja e você pode ver no Google Analytics, para analisar e traçar estratégias para o seu negócio.
Após atualizar para a versão GA4, veja as etapas abaixo de como configurar o novo código no Google Tag Manager:
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Etapa 1: Ver o “ID DA MÉTRICA” do Google Analytics 4
1. Acesse sua conta no Google Analytics 4 (GA4)
2. No menu superior, clique em Todas as contas
3. Clique na conta que corresponde a sua loja
4. Em seguida, no menu lateral, clique no ícone de engrenagem – Administrador
5. Na seção “Propriedade”, clique em Fluxo de dados
6. Em “Fluxo de dados”, clique em Web
7. Em seguida, clique no fluxo que corresponde a sua loja
8. Na tela “Detalhes do fluxo da Web”, copie o ID DA MÉTRICA e salve - Você vai precisar adicionar ele na sua conta do Google Tag Manager
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Etapa 2: Configurar ID do GA4 no Tag Manager
1. Acesse sua conta no Google Tag Manager - Se necessário, veja como criar uma conta
2. Em “Contas”, clique no contêiner que corresponde a sua loja
3. No menu lateral, clique em Tags
4. Em seguida, clique em Nova
5. No campo “Tag sem título”, dê um nome para facilitar a identificação. Exemplo: GA4 – Sua Loja
6. Clique sobre o quadrante Configuração da tag
7. No quadro para escolher o tipo da tag, clique em Google Analytics: configuração do GA4
8. Em “ID da métrica”, cole o código do Google Analytics 4 - Copiado na Etapa 1
9. Clique sobre o quadrante Acionamento
10. Na tela que abrir, clique em All Pages
11. Em seguida, clique em Salvar
12. Na tela “Espaço de trabalho”, no menu superior”, clique em Enviar
13. Na janela que abrir, “Configuração de envio”, dê um nome para facilitar a identificação
14. Em seguida, clique em Publicar
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Etapa 3: Criar tags para metrificar eventos
O evento é a interação do cliente na sua loja, ou seja, o clique em botões, adicionar ou remover itens no carrinho, a finalização da compra.
Estes eventos com tags configuradas, geram dados sobre o comportamento do cliente na sua loja, que você poderá analisar no Google Analytics 4.
1. Em “Contas”, clique no contêiner que corresponde a sua loja
2. No menu lateral, clique em Tags
3. Em seguida, clique em Nova
4. No campo “Tag sem título”, dê um nome para facilitar a identificação. Exemplo: GA4 - Eventos
5. Clique sobre o quadrante Configuração da tag
6. No quadro para escolher o tipo de tag, clique em Google Analytics: evento do GA4
7. Em “Tag de configuração”, selecione a Tag criada na Etapa 2 - Passo 5
8. Em “Nome do evento”, escreva a palavra purchase (tudo minúsculo) – “purchase” é o evento recomendado pelo Google, que é acionado quando um cliente conclui a compra
9. Em seguida, clique em Parâmetros de evento
10. Clique em Adicionar linha - Clique por 6 vezes, para criar 6 linhas, que serão necessárias para configurar a quantidade de eventos mais abaixo
11. Preencha os campos “Nome do parâmetro” e “Valor” exatamente conforme indicado:
Evento | Nome do parâmetro | Valor |
items | eventModel.items | |
transaction_id | eventModel.transaction_id | |
affiliation | eventModel.affiliation | |
value | eventModel.value | |
shipping | eventModel.shipping | |
currency | BRL |
12. Clique sobre o quadrante Acionamento
13. Na janela que abrir, clique no ícone +
14. No campo “Acionador sem título”, dê um nome para facilitar a identificação. Exemplo: Acionador - Sua Loja
15. Clique sobre o quadrante Configuração do acionador
16. No quadro para escolher o tipo de acionador, desça até a opção Evento personalizado e clique sobre ele
17. Em “Nome do evento”, escreva novamente a palavra purchase
18. No canto superior direito, clique em Salvar
19. Para concluir, clique novamente em Salvar
Feito isso, você verá que as duas configurações, do GA4 e dos eventos, foram realizadas.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário