O que será apresentado nessa documentação?
O que é a Pagaleve?
Com a Pagaleve você consegue oferecer ao seus clientes duas modalidades de pagamento, o PIX parcelado e o PIX à vista, porém seu grande diferencial é o PIX parcelado. Na configuração do aplicativo, você consegue ativar individualmente o PIX parcelado, individualmente o PIX à vista ou as duas modalidades em conjunto.
Como configurar?
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Pagamento
3. Na opção Pagaleve, clique em Configurar
Imagem 1
2 - Dentro do aplicativo terá os campos para inserção de "Username" (Usuário) e também "Password" (Senha) conforme imagem 2, esses dados são fornecidos pela Pagaleve na criação da sua conta, insira esses dados na plataforma.
Se não possui conta na Pagaleve Clique Aqui.
Imagem 2
OBS*: por padrão o nome configurado será "Pix 4X sem juros - Pagaleve", mas pode ser alterado dentro da plataforma caso deseje.
3 - Após inserir os dados precisamos configurar o pix à vista e o pix parcelado na loja, vamos começar pelo pix parcelado, caso queira pular para a configuração do pix à vista, clique aqui.
Pix Parcelado
1 - Para utilizarmos é necessário, primeiramente, ativar a opção conforme imagem 3.
Imagem 3
2 - Logo após, no campo "Desconto" conforme imagem 4, podemos configurar o desconto que daremos ao cliente que utilizar essa modalidade de pagamento, caso queira dar desconto, basta informar a porcentagem de desconto que deseja dar, caso não queira dar desconto nessa modalidade, você pode manter esse campo em branco.
Imagem 4
3 - Além disso, é possível configurar uma descrição para orientar o cliente sobre a forma de pagamento, conforme a imagem 5.
Imagem 5
OBS*: A Pagaleve disponibiliza uma imagem já de orientação para que você possa utilizar, para aplicar essa imagem basta seguir o passo a passo abaixo.
- 1 - Primeiramente copie o link "https://assets.pagaleve.com.br/checkout/split.png" e clique na opção de imagem, conforme imagem 6.
Imagem 6
- 2- Em seguida, cole o link que você copiou no campo "URL", também é necessário apagar os campos de largura e altura, caso não sejam apagados, a imagem não ficará com um bom tamanho no checkout, após clique em ok. A configuração deve ficar igual na imagem 7.
Imagem 7
3 - Após configurar o pix parcelado, podemos configurar também o pix à vista da Pagaleve, segue os passos abaixo!
Pix à vista
1 - Da mesma forma que o pix parcelado, para utilizarmos é necessário, primeiramente, ativar a opção conforme imagem 8.
Imagem 8
2 - Logo após, temos o campo "Desconto" novamente, conforme imagem 9, note que você pode dar um desconto diferente para cada modalidade de pix da forma de pagamento, caso queira dar desconto no pix à vista, basta informar a porcentagem de desconto que deseja dar, caso não queira dar desconto nessa modalidade, você pode manter esse campo em branco.
Imagem 9
3 - Não diferente do pix parcelado, no pix à vista também é possível configurar uma descrição para orientar o cliente sobre a forma de pagamento, conforme a imagem 10.
Imagem 10
OBS*: Na forma de pagamento do pix à vista a Pagaleve também disponibiliza uma imagem já de orientação para que você possa utilizar, para aplicar essa imagem basta seguir o passo a passo abaixo.
- 1 - Primeiramente copie o link "https://assets.pagaleve.
com.br/checkout/upfront.png " e clique na opção de imagem, conforme imagem 11.
Imagem 11
- 2- Em seguida, cole o link que você copiou no campo "URL", também é necessário apagar os campos de largura e altura, caso não sejam apagados, a imagem não ficará com um bom tamanho no checkout, após clique em ok. A configuração deve ficar igual na imagem 12.
Imagem 12
3 - Finalizando a configuração das duas modalidades, pix parcelado e pix à vista, basta clicar em salvar, conforme imagem 13.
Imagem 13
Duvidas Frequentes:
1 - As taxas do PIX à vista e o PIX parcelado são diferentes na transação?
R: Sim, a Pagaleve realiza a negociação das taxas individualmente com cada lojista.
2 - Como que recebo o pagamento no PIX parcelado? O que ocorre se o cliente não realizar o pagamento das parcelas?
R: Você irá receber o valor em D+1 diretamente na conta cadastrada, caso a venda ocorra em um final de semana ou feriado, o depósito será no próximo dia útil. Se o cliente não pagar as próximas parcelas fica a risco da Pagaleve (Inclusive pela cobrança), por esse motivo é realizado uma análise de perfil antes de ser finalizada a compra do cliente, se o cliente pagar atrasado a parcela, é cobrado uma taxa de R$20,00.
3 - Existe alguma análise de risco da Pagaleve?
R: Sim, é executada uma análise de perfil do cliente antes de finalizar a compra.
4 - O campo cupom de desconto que aparece no checkout da Pagaleve, irá aplicar cupons de descontos da Pagaleve ou os cupons cadastrados dentro da plataforma? Se o cliente usar o cupom, o valor da transação irá alterar, como é notificado isso à plataforma?
R: O campo "cupom de desconto" que aparece na finalização de compra da Pagaleve irá aplicar os cupons de descontos da Pagaleve, algumas campanhas comerciais são realizadas pelo meio de pagamento, onde é liberado cupons de primeira compra através da Pagaleve, esses descontos são subsidiados pela Pagaleve. Dentro da plataforma, esse desconto não será notificado, pois ele é fornecido e subsidiado pela Pagaleve, você irá receber o valor integral do produto.
5 - Existe valor mínimo para transacionar o pagamento no PIX à vista ou parcelado?
R: Não, porém a compra não pode ser zerada. Caso você utilize cupons de desconto com 100% de desconto para o cliente, o método de pagamento Pagaleve não poderá ser utilizado.
6 - Caso o cliente ainda não tenha pago a parcela, ele será impedido de comprar novamente usando o Pagaleve. Nesse cenário, o cliente clicando no botão finalizar compra no checkout da plataforma, ele será redirecionado para dentro do checkout da Pagaleve e terá algum aviso informando que não pode comprar devido já ter uma compra em andamento? Como funcionaria o processo nessa situação?
R: Nesse cenário, o cliente clicando no botão finalizar compra no checkout da plataforma, será redirecionado para dentro do checkout da Pagaleve e será apresentado uma mensagem semelhante a essa no checkout.
7 - A opção parcelada é sempre em 4 vezes ou pode ser feita em parcelas menores que 4?
R: Por padrão é sempre 4 vezes.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário