O que é o Paypal?
O sistema do PayPal foi criado nos Estados Unidos, sendo o pioneiro para pagamentos online. Trata-se de uma carteira digital e de um gateway de pagamentos voltada para a conversão de vendas. Caso você queira saber mais sobre esta empresa, acesse este link.
Atualmente o PayPal possui a maior taxa de aprovação de pagamentos do e-commerce, chegando até 94%.
A Loja HostGator possui taxas já negociadas junto a este gateway, conforme o demonstrativo da imagem 1 logo abaixo. Entretanto, não há restrições para que você entre em contato com eles e negocie às suas próprias taxas.
Imagem 1
Como faço para habilitar as taxas?
Para habilitar a utilização destas taxas acordadas, é necessário que o responsável pela conta PayPal entre em contato com eles através do telefone 0800 047 4482, informando que é um cliente da Loja HostGator e com o código de identificação da loja.
Como realizar a integração com a plataforma?
O Paypal possui duas formas diferentes de processar pagamentos em sua loja. Se você está com dúvidas sobre qual o tipo da integração que você possui, veja as seguintes informações:
- Paypal Express (Este manual) - Você se cadastrou como uma conta Empresa ou Vendedor no Paypal;
- Paypal Plus (Verifique este outro manual) - Você passou por um processo de aprovação para utilizar;
Utilizando o Checkout Express, na tela de finalização de pedido você verá as informações do PayPal da seguinte forma (imagem 2):
Imagem 2
Para finalizar o pedido, clique em "Finalizar Pedido". Ao clicar, os clientes serão redirecionados para o site do PayPal. Importante ressaltar que, os clientes só irão conseguir finalizar suas compras desta forma, se eles também possuírem uma conta com o PayPal com um cartão de crédito vinculado ou se tiverem saldo na sua carteira.
Como faço para configurar o Checkout Padrão?
Para configurar o Checkout Padrão é necessário que você colete as credenciais de Usuário, Senha e Assinatura API diretamente em sua conta do Paypal.
Acesse o site do PayPal e realize Login em sua conta. Em seguida clique no seu nome no canto superior direito e em seguida "Configurações da conta", como na imagem 3:
Imagem 3
Na aba "Acesso à conta" busque pelo menu "Acesso à API" e clique em "Atualizar", como na imagem 4:
Imagem 4
Localize o menu "Integração de API de NVP/SOAP (Clássica)" e clique em "Gerenciar credenciais de API", como na imagem 5:
Imagem 5
Selecione a opção "Solicite uma assinatura da API" e em seguida clique em "Concordar e enviar", como na imagem 6:
Imagem 6
Nesta tela você irá visualizar todas as suas credenciais de API. Deixe esta guia aberta e acesse o painel da Loja HostGator, ou copie os dados e cole em um bloco de notas para que fique salvo. Para visualizar as chaves, clique em "Mostrar", como na imagem 7:
Imagem 7
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Pagamento
3. Na opção “PayPal”, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
Imagem 8
Dentro das configurações do aplicativo, configure da seguinte forma, conforme a imagem 9:
- Ativo - Marque a caixa de seleção para habilitar a forma de pagamento em sua loja;
- Nome - Deixe Paypal. Ou caso você queira modificar o nome da forma de pagamento no Checkout, escreva o nome desejado;
- Tipo de integração - Selecione Express Checkout (Padrão);
- Ambiente - Selecione a opção Produção;
- Usuário - Preencha com os dados encontrados no site do Paypal, no campo Nome de usuário da API;
- Senha - Insira a senha encontrada no site do Paypal, no campo Senha da API;
- Assinatura - Preencha a assinatura encontrada no site do Paypal, no campo Assinatura;
Imagem 9
Um pouco mais abaixo na configuração do aplicativo, você pode configurar as informações de parcelamento na plataforma. Para isso, defina nos campos destacados na imagem 10 abaixo de acordo com a sua necessidade:
- Parcela Mínima - Na plataforma esta configuração se dá a cada parcela. No exemplo abaixo, o valor mínimo de cada parcela é R$ 5,00.
- Número Parcelas - Defina o número máximo de parcelas que você irá disponibilizar para os clientes.
Em seguida clique em Gerar Parcelas;
Imagem 10
Após isso, você verá uma tabela informativa de acordo com a configuração realizada anteriormente.
DETALHE IMPORTANTE: Essa tabela é somente informativa para o comprador. Acréscimos ou descontos não serão utilizados na transação enviada para o PayPal. Preencha o número de parcelas de acordo com a configuração realizada no PayPal - veja mais abaixo como configurar essa questão, na imagem 11:
Devido a integração, o Paypal não realiza o repasse de juros para o comprador. Todas as vendas serão realizadas sem juros.
Imagem 11
Para habilitar o parcelamento em sua conta PayPal, acesse este link.
Após finalizar as configurações, clique em Salvar, como destacado na imagem 12:
Imagem 12
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário