Na Loja HostGator você conta com um recurso para recuperar carrinhos abandonados - Sempre que o cliente fizer o login/cadastro na loja (informar o e-mail para contato), adicionar produtos no carrinho e fechar o site da loja sem finalizar a compra - A plataforma automaticamente notificará o cliente via e-mail.
Essa notificação é para lembrar o cliente dos produtos que ele deixou no carrinho. Caso deseje, nesse e-mail você pode oferecer um cupom de desconto ou de frete grátis, que é mais uma estratégia para aumentar a taxa de conversão - Veja como criar o cupom
A quantidade de notificações que o cliente irá receber, depende do recurso que você deseja ativar na loja:
- Recuperação de Carrinho Básico - é enviada apenas uma notificação por cliente
- Recuperação de Carrinho Avançado - são enviadas quantas notificações você desejar para o mesmo cliente
Veja abaixo como configurar:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Integrações
3. Em “Sistemas de Recuperação de Venda”, clique no recurso que deseja configurar e veja abaixo como fazer:
- - -
Recuperação de Carrinho Básico
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Na tela “Recuperação de Carrinho”, clique em Gerenciar Regras
6. Em “Regras de recuperação de carrinho” será exibida a Regra padrão disponível na plataforma.
Confira abaixo as ações disponíveis, clique na que deseja e veja em detalhes como fazer:
- Ativar e editar o e-mail de notificação e o tempo de disparo
- Configurar ou alterar o e-mail da loja que envia a notificação
- - -
Ativar e editar o e-mail de notificação e o tempo de disparo
7. Na Regra padrão, clique no ícone verde (Eventos)
8. Em “Eventos de: Regra Padrão”, no evento listado, clique no ícone de lápis (Editar)
9. Na tela de configuração, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa de seleção para que o cliente seja notificado;
B) Nome - caso deseje, altere o nome da regra - Para identificação na plataforma;
C) Tempo - informe quando o e-mail será enviado para o cliente, insira o tempo em minutos - Para converter horas em minutos acesse o site ConvertLive
D) Assunto - informe o título do e-mail;
E) Mensagem - adicione a mensagem que deseja - Para substituir informações e personalizar o texto, use as Tags disponíveis na tela.
10. Para concluir, clique em Salvar
Lembrando que o cliente será notificado apenas uma vez - Para que sejam feitos mais disparos, veja a configuração para recuperação de carrinho avançado
Atenção: O tempo de disparo da notificação também vai depender do prazo configurado para o carrinho expirar.
Por exemplo: 30 minutos de reserva do carrinho (tempo mínimo) + 10 minutos do tempo da rotina + o tempo configurado para o envio da notificação - o disparo será realizado 1h10 após todos esses processos.
Se necessário, veja como configurar o tempo de duração do carrinho.
- - -
Recuperação de Carrinho Avançado
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Em “Regras de recuperação de carrinho” será exibida a Regra padrão disponível na plataforma.
Confira abaixo as ações disponíveis, clique na que deseja e veja em detalhes como fazer:
- Ativar e editar o e-mail de notificação e o tempo de disparo
- Configurar ou alterar o e-mail da loja que envia a notificação
- - -
Ativar e editar o e-mail de notificação e o tempo de disparo
7. Na Regra padrão, clique no ícone verde (Eventos)
8. Em “Eventos de: Regra Padrão”, no evento listado, clique no ícone de lápis (Editar)
9. Na tela de configuração, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa de seleção para que o cliente seja notificado;
B) Nome - caso deseje, altere o nome da regra - Para identificação na plataforma;
C) Tempo - informe quando o e-mail será enviado para o cliente, insira o tempo em minutos - Para converter horas em minutos acesse o site ConvertLive
D) Assunto - informe o título do e-mail;
E) Mensagem - adicione a mensagem que deseja - Para substituir informações e personalizar o texto, use as Tags disponíveis na tela.
10. Em seguida, clique em Salvar
Para que sejam feitos mais disparos, na tela “Eventos de: Regra Padrão”, clique em Adicionar Evento e crie a notificação com o tempo e a mensagem que deseja.
Por exemplo:
Evento | Tempo que é disparado o evento para recuperação do carrinho: | |
1º E-mail | Meia hora | 30 minutos |
2º E-mail | 13 horas depois | 780 minutos |
3º E-mail | 2 dias depois = 48 horas | 2880 minutos |
4º E-mail | 4 dias depois = 96 horas | 5760 minutos |
5º E-mail | 7 dias depois = 168 horas | 10080 minutos |
Atenção: O tempo de disparo da notificação também vai depender do prazo configurado para o carrinho expirar.
Por exemplo: 30 minutos de reserva do carrinho (tempo mínimo) + 10 minutos do tempo da rotina + o tempo configurado para o envio da notificação - o disparo será realizado 1h10 após todos esses processos.
Se necessário, veja como configurar o tempo de duração do carrinho.
- - -
Configurar ou alterar o e-mail da loja que envia a notificação
A notificação de recuperação de carrinho será enviada por este novo e-mail configurado dentro deste evento.
Atenção: Esta configuração não altera o e-mail que foi cadastrado nos dados da loja.
7. Na Regra padrão, clique no ícone de lápis (Editar)
8. Em “Cadastro de Regras”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Padrão - com essa opção marcada, a loja usa os dados configurados em “Dados da Loja” - Para usar o e-mail que irá configurar neste evento, deixe a opção desmarcada;
B) Nome - defina o nome da regra para o envio deste evento;
C) Utilizar TLS - ative esta opção para usar o e-mail com o protocolo de segurança;
D) SMTP Host - preencha com o dado informado pelo seu servidor de e-mail;
E) SMTP Port - preencha com o número da porta informada pelo seu servidor de e-mail;
F) SMTP User - insira o usuário/e-mail da conta a ser configurada;
G) SMTP Senha - insira a senha original da conta de e-mail a ser configurada.
9. Para concluir, clique em Salvar
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário