O que é o E-vendas?
O E-vendas é uma ferramenta de notificação de atualização de pedidos e recuperação de compras através do Whatsapp. Veja na imagem 1 abaixo, as principais funcionalidades desta ferramenta:
Imagem 1
Antes de iniciarmos as etapas da configuração, é necessário que você já possua uma conta criada e um plano contratado junto ao E-vendas. Caso você não tenha realizado esse processo, clique aqui. No momento da criação da conta, escolha a Loja HostGator como plataforma utilizada.
Como configurar?
Para realizar a configuração, será necessário cadastrar uma integração dentro do E-vendas e posteriormente cadastrar os webhooks, na plataforma.
Na Loja HostGator é necessário que você possua os seguintes recursos contratados:
- Status de pedido personalizado;
- Recuperação de carrinho avançado;
Vamos lá!
Configuração no E-vendas:
Acesse a sua conta E-vendas clicando aqui e em seguida acesse Cadastro > Integrações, conforme a imagem 2.
Imagem 2
Clique no botão para adicionar uma nova integração, conforme a imagem 3.
Imagem 3
Preencha os campos plataforma e nomenclatura destacados na imagem 4 abaixo. Em seguida, clique em Minha plataforma não possui uma chave ; Após, clique em incluir chave.
IMPORTANTE: Salve o token gerado em algum local. Ele será importante mais para frente na configuração.
Imagem 4
Configuração na Loja HostGator:
Para utilizar o E-vendas é necessário que você cadastre duas URLs diferentes para receber os dados enviados pela plataforma. Um deles será para pedidos e um deles será para recuperação de carrinhos.
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar
2. Em seguida, clique em Integrações
3. Na opção Webhooks, clique em Configurar
Imagem 5
Se você não sabe como funciona o aplicativo Webhooks, verifique esta documentação de ajuda.
Clique em adicionar para criar um novo webhook, conforme a imagem 6.
Imagem 6
Na criação do primeiro webhook, vamos criar a integração de pedidos. Para isso você deverá configurar os campos da seguinte forma, conforme a imagem 7:
Tipo - Selecione a opção Pedidos;
Nome - Neste campo você irá definir um nome para o Webhook. Este campo serve somente para você identificar mais facilmente do que se trata a configuração. Ex: E-vendas Pedidos.
Destino - Preencha este campo com a URL http://api.e-vendas.net.br/API/padrao/dlojavirtual/(cole seu token aqui)
Ex: http://api.e-vendas.net.br/API/padrao/dlojavirtual/13b86572-8301-4e28-be04-d19d88ccd98c
Depois de preencher os campos, clique em "Salvar".
Imagem 7
Você conseguirá visualizar os Webhooks já criados na tela inicial do aplicativo. Agora para criar o Webhook de carrinho, clique novamente em adicionar, como destacado na imagem 8 abaixo:
Imagem 8
Agora vamos criar o segundo webhook, para realizar a integração de Recuperação de carrinho. Para isso preencha os campos da seguinte forma, como na imagem 9:
Tipo - Selecione a opção Carrinho avançado;
Nome - Neste campo você irá definir um nome para o Webhook. Este campo serve somente para você identificar mais facilmente do que se trata a configuração. Ex: E-vendas Carrinhos.
Destino - Preencha este campo com a URL http://api.e-vendas.net.br/API/padrao/dlojavirtualabandono/(cole seu token aqui)
Ex: http://api.e-vendas.net.br/API/padrao/dlojavirtualabandono/13b86572-8301-4e28-be04-d19d88ccd98c
Imagem 9
Após finalizar esse procedimento, o E-vendas já estará configurado em sua loja. e você conseguirá visualizar a configuração na tela inicial do aplicativo. Como mostra a imagem 10 abaixo:
Imagem 10
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário