A RD Station é uma ferramenta para automação de marketing digital e vendas, que oferece várias funcionalidades para o seu negócio em uma única plataforma.
Entre os principais recursos estão a conversão, e-mail marketing, mensagem de WhatsApp, atração de visitantes, gestão de contatos, análises, entre outros - Veja mais detalhes de acordo com os planos disponíveis.
Com sua conta RD Station ativa, siga as etapas abaixo e veja como configurar:
- Etapa 1: Obter as credenciais de integração na RD Station
- Etapa 2: Integrar na Loja HostGator
- Etapa 3: Configurar as Regras de Segmentação e execução
- - -
Etapa 1: Obter as credenciais de integração na RD Station
1. Acesse sua conta na RD Station
2. Na tela principal da RD Station, no canto superior direito, clique no ícone/nome de perfil
3. Em seguida, clique em Integrações
4. Na tela “Integrações”, clique na aba Dados de Integração (API)
5. Em “Dados de Integração (API), copie:
A) Token público
B) Token privado
Atenção: Salve as credenciais copiadas em um bloco de notas ou local de sua preferência - Elas serão adicionadas na plataforma da Loja HostGator
6. Agora, veja a Etapa 2
- - -
Etapa 2: Integrar na Loja HostGator
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Marketing
3. Na opção RD Station, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Na tela “RD Station”, clique em Configurações
6. Em “RD Station - Editar Configurações”, clique em Redefinir Configuração - Para os campos serem habilitados
7. Na modal que abrir para confirmação, clique em Sim
8. Preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa de seleção para habilitar a ferramenta na loja;
B) Marca venda para pedidos pagos - ative essa opção caso deseje que a plataforma envie automaticamente para a RD Station uma tag (o nome da tag é “marcar-won”) que identifica que o e-mail do cliente possui um pedido pago - Caso não habilite essa função, será enviada a informação que um pedido foi feito, mas não vai identificar se foi pago ou não;
C) Token RD Station - caso no campo seja exibido asteriscos de credencial apague e informe a copiada em “Token público” - Etapa 1, passo 5
D) Token - informe a credencial copiada em “Token privado” - Etapa 1, passo 5
9. Em “Código de integração”, é possível informar um código disponível na RD Station, para rastrear as páginas da loja visitadas pelos seus clientes e identificar como eles chegaram - Acesse os links indicados, confira se contemplam o seu plano ativo na RD Station e veja mais informações.
Para utilizar estes recursos, veja abaixo como obter o código:
A) Acesse novamente sua conta na RD Station
B) Na tela principal da RD Station, no canto superior direito, clique no ícone/nome de perfil
C) Em seguida, clique em Conta
D) Na tela “Conta”, clique na aba Configurações
E) Em seguida, clique em Código de monitoramento
F) Em “Código de Monitoramento”, clique em Eu quero fazer a configuração por conta própria
G) No código apresentado, clique em Copiar código - Mantenha essa tela aberta, para depois concluir a configuração
H) Salve o código copiado em um bloco de notas ou local de sua preferência
I) No código, copie a parte iniciada após “loader-scripts/” até “-loader.js”.
Por exemplo, no código abaixo, copiar somente a parte destacada:
<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/1a2b3c40-abcd-1234-ba12-12345678a012-loader.js" ></script>
10. Volte na plataforma da Loja HostGator, na configuração da RD Station e no campo “Código de integração”, cole o código
11. Em seguida, clique em Salvar
12. Volte na plataforma da RD Station, na tela do “Código de Monitoramento” e clique em Verificar
No “Passo 3: Código de Monitoramento verificados”, será exibido o status Instalado:
Feito isso, cada e-mail cadastrado, como na newsletter da sua loja, será adicionado na RD Station e será exibido no menu “Contatos”, na opção “Base de Leads” - O prazo para a integração pode levar até 30 minutos
11. Agora, veja a Etapa 3
- - -
Etapa 3: Configurar as Regras de segmentação e execução
As regras de segmentação servem para agrupar os clientes com o mesmo interesse - Por exemplo: clientes que compram em uma determinada categoria ou produto.
Você pode criar uma regra para esses clientes e configurar uma tag. Essa tag será enviada para a RD Station sempre que o pedido estiver dentro da regra criada, para que possa criar campanhas ou promoções - Por exemplo: Se a categoria configurada na regra for "camisas" e a tag for "comprou-camisa", sempre que o cliente realizar um pedido nessa categoria vai ser enviado a tag "comprou-camisa" para a RD Station.
1. Na plataforma da Loja HostGator, na tela “RD Station”, clique em Regras de Segmentação
2. Em “Ações”, clique em Criar Regra
3. Na tela “Regra de Segmentação”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Nome - informe um nome para identificar a regra;
B) Tipo - mantenha selecionada a opção “Pedido”;
C) Categoria (opcional) - para aplicar a regra em uma categoria específica, selecione a que deseja;
D) Produto (opcional) - para aplicar a regra em uma categoria específica, selecione a que deseja;
E) Status do pedido - selecione qual o status do pedido a regra deve ser executada.
4. Em seguida, clique em Adicionar Ação
5. Na modal que abrir, informe:
A) Ação - mantenha selecionada a opção “Adicionar”;
B) Tags - informe as tags que serão vinculadas ao ser executada a regra que está criando - Você pode inserir várias tags em uma mesma regra.
C) Em seguida, clique em Salvar
6. Na seção “Ações”, você pode ver todas as que forem adicionadas - Se necessário “Editar”, clique no ícone de lápis e para “Excluir”, clique que ícone de lixeira
Atenção: Você pode adicionar quantas “Ações” desejar, porém, quanto maior o número, mais lento será o tempo de resposta, pois cada ação é uma chamada diferente à API da RD Station.
7. Para concluir a configuração, clique em Salvar
8. No menu superior, clique em RD Station - Para ser direcionado a tela principal do aplicativo
9. Na tela “RD Station”, clique em Executar Regras - Para executar a segmentação nos pedidos que a regra ainda não foi aplicada
10. Em “RD Station - Executar Segmentação Manual” serão listados todos os pedidos cadastrados, nos que deseja executar a regra, marque a caixa de seleção
11. Para concluir, clique em Executar
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário