O que é a mandaê?
A Mandaê não é uma transportadora, mas sim uma startup parceira dos Correios e de outras transportadoras, que cuida de todas as etapas de envio de um produto.
Uma plataforma logística para empresas que querem reduzir o custo de envio de suas encomendas e melhorar a qualidade de suas entregas, garantindo vantagens competitivas para os negócios.
Caso você queira mais detalhes sobre esta empresa, acesse este link
Como configurar?
Para realizar a configuração desta solução na plataforma Loja HostGator, você precisa primeiro possuir uma conta e ter contratado um dos serviços disponibilizados por eles. Para contratar acesse este link.
Após realizar esse processo, você precisará acessar dentro do seu painel administrativo da Loja HostGator: Aplicativos -> Formas de envio -> Mandaê, conforme a imagem 1:
Imagem 1
Em seguida, no submenu Formas de envio, clique em Ver todos e em seguida acesse o aplicativo Mandaê, conforme a imagem 2:
Imagem 2
Para iniciar a configuração do aplicativo, clique no botão "Configurações", conforme a imagem 3:
Imagem 3
Agora você precisará realizar as seguintes configurações, como você pode visualizar na imagem 4:
1- Ativo: Habilite a opção para habilitar a forma de envio em sua loja;
2- Nome: Este campo não possui funcionalidade, pois o nome dos tipos de envio são recebidos por nós através da API;
3- Token: Insira neste campo o Token de integração disponibilizado pela Mandaê;
4- Costumer ID: Insira neste campo a Costumer ID disponibilizada pela Mandaê;
5- Prefixo de Rastreamento: Aqui você irá inserir o Prefixo de rastreamento dos seus pedidos. EX: Loja HostGator
6- Status: Defina neste campo o status em que seus pedidos deverão estar para que eles fiquem disponíveis para gerar as etiquetas de envio.
Imagem 4
Após realizar as configurações acima, desça a página e você irá visualizar a configuração de Regiões atendidas por esta forma de envio, conforme a imagem 5:
Imagem 5
Por padrão, a região configurada compreende a todo o território brasileiro e não possui acréscimo de valor nem de prazo. Caso você queira editar essa região, clique no lápis a direita, como na imagem 6:
Imagem 6
Ao editar uma região, as opções são as seguintes. Após preencher todos os campos, clique em "Salvar Região", como destacado na imagem 7.
Nome- Nome da região para o seu controle (esse nome não ficará visível para o cliente. Use para se localizar entre as regiões);
Região- Selecione a região que foi configurada no aplicativo Regiões;
Acrescentar ao frete- Neste campo você poderá escolher como deseja acrescentar valor ao seu frete. Por valor ou porcentagem;
Valor de/Percentual de- Aqui você irá definir quanto irá acrescentar ao frete, de acordo com a escolha feita no campo anterior.
Prazo adicional- Caso você queira adicionar dias ao prazo de entrega que é informado pela Mandaê, digite o número de dias neste campo;
Pedido mínimo- Valor mínimo do produto ou pedido para que essa regra fique disponível para o cliente;
Peso máximo- Peso máximo possível para que essa regra de frete fique disponível para o cliente;
Prazo descrição- Descrição para o prazo de entrega. Ex: Dias úteis;
Imagem 7
Para adicionar uma nova região a forma de envio, clique no botão "Adicionar região", conforme a imagem 8. A configuração é exatamente igual a explicada acima.
Imagem 8
Para excluir uma região cadastrada, clique no ícone de lixeira no lado direito da tela, conforme a imagem 9:
Imagem 9
Em seguida clique em Salvar, para finalizar a configuração e aplicar as alterações realizadas, conforme a imagem 10:
Imagem 10
Após salvar, clique em Cancelar para voltar para a tela inicial do aplicativo. Agora você irá visualizar os menus iniciais do aplicativo.
O primeiro menu da esquerda é o menu para Gerar etiquetas de envio e códigos de rastreamento para os pedidos. Para acessar a configuração clique sobre o nome do menu, conforme a imagem 11:
Imagem 11
Agora, você irá visualizar todos os pedidos que tiveram o Mandaê como forma de envio escolhida pelo cliente e que estão no Status configurado anteriormente.
Para gerar a etiqueta e código de rastreio, selecione os pedidos utilizando as Checkbox a esquerda (Neste passo selecione até 20 pedidos por vez) e em seguida clique em gerar etiqueta, como na imagem 12:
Imagem 12
Ao clicar em "Gerar etiquetas", será aberta uma nova aba em seu navegador com todas as etiquetas para você realizar o download da mesma. A etiqueta será no seguinte formato, veja na imagem 13 abaixo:
Imagem 13
Você conseguirá visualizar quais etiquetas já foram geradas um pouco mais abaixo na tela. Se você sair deste menu as etiquetas já geradas irão limpar automaticamente. Conforme a imagem 14:
Imagem 14
Clique em Cancelar para voltar para a tela inicial do aplicativo. (colocar uma imagem)
Agora, iremos solicitar uma coleta. Para isso, clique sobre o nome "Gerenciar Coletas", como destacado na imagem 15:
Imagem 15
Nesta opção, você tem a possibilidade de Criar coletas através da seleção de pedidos (Recurso mais utilizado), criar coletas através do código de rastreamento dos pedidos e visualizar, editar e excluir suas coletas, conforme a imagem 16:
Imagem 16
Para criar uma coleta, vou começar falando sobre a forma mais utilizada e simples, a forma em massa. Para isso clique no botão "Criar coleta".
A tela que irá abrir é praticamente igual a Geração de etiquetas, você precisará selecionar os pedidos que deseja criar a coleta, marcando o checkbox e clicar em "Criar Coleta", conforme a imagem 18 abaixo:
Imagem 18
Agora você será redirecionado para a criação da coleta. Nesta tela, você conseguirá visualizar todos os pedidos que foram inseridos na coleta. Você terá duas opções para prosseguir, veja a imagem 19:
1- Salvar a configuração e voltar para o painel de coletas;
2- Fechar coleta;
Imagem 19
Ao fechar a coleta, você conseguirá visualizar ela dentro do seu painel da Mandaê.
Uma outra forma de criar coleta, é através do código de rastreio do pedido. Para isso, clique no botão "Criar coleta - Código Rastreamento".
Você será redirecionado para a uma página diferente da anterior. Nesta tela, você deve inserir no campo destacado abaixo para que o pedido seja inserido na coleta, conforme a imagem 20 abaixo:
Imagem 20
Após inserir todos os pedidos desejados, clique em "Criar". Com isso você será redirecionado para a tela de criação de coleta, como na imagem 19.
Agora, para gerenciar as coletas existem duas possibilidades:
1 - Coleta com status Criada: Com a coleta nesse status, você consegue editar, reimprimir as etiquetas e excluir a coleta. Para isso, clique nos botões destacados abaixo. Suas funções seguem a ordem dita acima. Veja na imagem 21:
Imagem 21
2 - Coleta com status Fechada: Com a coleta nesse status, você consegue visualizar, reimprimir as etiquetas e imprimir a lista de postagem. Para isso, clique nos botões destacados abaixo. Suas funções seguem a ordem dita acima. Veja a imagem 22:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário