O Melhor Envio é uma plataforma de soluções de fretes, ou seja, um intermediador na contratação do serviço de envios.
Ele conecta a sua loja com várias transportadoras e com os Correios, o que permite ter acesso a preços mais baixos nos serviços de frete - Sem precisar possuir contrato com as transportadoras.
Com o Melhor Envio integrado em sua loja, você conta com o serviço de cotação, coleta de encomendas, rastreio de envios, entre outros; sem um limite mínimo ou máximo de envios.
Para fazer esta configuração é necessário que você já tenha uma conta criada na plataforma da Melhor Envio - Caso ainda não tenha, faça seu cadastro.
Com a conta ativa, veja abaixo como:
- Configurar o Melhor Envio
- Configurar as transportadoras na Loja HostGator (Ativar, desativar e gerenciar regiões)
- Gerar as etiquetas de envio
- - -
Configurar o Melhor Envio
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Envio
3. Na opção “Melhor Envio”, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Na tela “Melhor Envio”, clique em Obter Credenciais
6. Você será redirecionado para a página de login do Melhor Envio, informe seu e-mail ou CPF/CNPJ, a senha e clique em Entrar
7. Na plataforma do Melhor Envio, faça as configurações conforme as preferências do seu negócio, ative as transportadoras que deseja disponibilizar em sua loja e clique em Autorizar
Você será redirecionado de volta para a plataforma da Loja HostGator e serão exibidas todas as modalidades de entrega que você habilitou.
Se você ativar uma nova transportadora na plataforma do Melhor Envio e não seja exibida na plataforma da Loja HostGator, clique em Sincronizar Serviços.
- - -
Configurar as transportadoras na Loja HostGator
1. Na tela “Melhor Envio”, na transportadora que deseja ativar, desativar ou definir as regiões, clique em Configurar
2. Para configurar a transportadora, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - mantenha marcada a caixa de seleção para a transportadora ser exibida no carrinho da loja e apresentar a cotação do frete.
Para desabilitar, desmarque a caixa de seleção e clique em Salvar.
B) Nome - caso deseje, você pode alterar o nome como a transportadora é exibida no carrinho da loja;
C) Imagem - caso deseje, você pode remover o ícone da transportadora que é exibido junto ao valor do frete no carrinho da loja - Para isso, clique no ícone de X ao lado da imagem;
D) Regiões atendidas - por padrão já é configurada a entrega para todo o Brasil, caso deseje configurar o pedido mínimo para o envio, valor ou prazo adicional, ou especificar regiões, entre outros, clique no ícone de lápis (Editar), faça as alterações e clique em Salvar Região
Caso não deseje oferecer a entrega para todo o Brasil, mas apenas para algumas regiões, clique no ícone de lixeira para remover a opção “Brasil” e em seguida, clique em Adicionar Regiões. Preencha as informações e clique em Salvar Região.
3. Para concluir, clique em Salvar
- - -
Gerar as etiquetas de envio
Para gerar a etiqueta e integrar o pedido do cliente com o Melhor Envio, é necessário que você possua créditos na plataforma da Melhor Envio. Pois, na Loja HostGator você conta com um recurso para usar esse saldo no pagamento dos envios.
Veja abaixo como fazer:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Pedidos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Na lista de pedidos, localize o que deseja fazer gerar a etiqueta para envio e clique no ícone de olho (Visualizar)
3. Na tela com detalhes sobre o pedido, desça até a seção “Rastreamento” e clique em Integrar Envio
Se o saldo no Melhor Envio for suficiente para pagar o envio, será exibida uma mensagem de “Envio comprado com sucesso”.
4. Em seguida, clique em Gerar Etiqueta - A etiqueta será enviada diretamente para o Melhor Envio
Atenção: Para envios por transportadoras você deve gerar e adicionar a Nota Fiscal no pedido.
Quando o pedido for despachado, para ver se o status do pedido, você pode utilizar o recurso Consultar Dados de Envio - Caso faça alguma alteração, clique em Salvar.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário