O Tiny é um ERP, ou seja, um sistema de gestão que centraliza o gerenciamento da sua loja.
Com ele é possível controlar o estoque de produtos, gerenciar diferentes canais de venda em um único lugar, integrar sua loja física com suas vendas online, fazer a gestão financeira, emissão de notas fiscais, controlar o processo logístico, entre outros recursos.
Caso ainda não tenha contratado, com a Loja HostGator você tem vantagens e descontos exclusivos: 30 dias grátis + 3 meses com 50% de desconto nos planos mensais - Para contratar com estes benefícios, acesse a plataforma do Tiny através deste link.
Feita a contratação, siga as etapas abaixo e veja como configurar:
- Etapa 1: Obter o Token de integração no Tiny
- Etapa 2: Adicionar o Token na Loja HostGator
- Etapa 3: Mapear as formas de frete
- Etapa 4: Configurar as notificações
- Etapa 5: Integrar os pedidos
- Etapa 6: Integrar as Notas Fiscais
Atenção: Se você irá oferecer na sua loja a forma de pagamento PagHiper com Pix, ao fazer o cadastro no Tiny, informe o nome PagHiper - PIX. Deve ser escrito exatamente como informado, para evitar erros.
- - -
Etapa 1: Obter o Token de integração no Tiny
1. Acesse sua conta Tiny
2. No menu lateral, clique em Integrações
3. Na tela “Minhas Integrações”, clique em Adicionar integração
4. No campo de pesquisa, procure por Simplo7 - Que é referente a Loja HostGator
5. Na opção “Simplo7”, clique em Instalar
6. Em “Integração com Simplo7”, clique na aba Conexão
7. Na seção “Credenciais de acesso”, copie o código Token - Salve a credencial copiada, ela será adicionada na plataforma da Loja HostGator
9. Agora, veja a Etapa 2
- - -
Etapa 2: Adicionar o Token na Loja HostGator
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Integrações
3. Na opção Tiny, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Em “Editar configurações de integração com Tiny ERP”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
Atenção: Antes de configurar, clique em Redefinir Configuração - Para habilitar os campos para edição.
A) Ativo - marque a caixa de seleção para habilitar a integração na loja;
B) Integrar automaticamente pedidos aprovados - marque a caixa de seleção caso deseje que os pedidos com status "Pago” sejam enviados automaticamente para o Tiny - Caso não habilite, você deverá fazer o envio manualmente;
C) Importar o código de rastreamento do Tiny - marque a caixa de seleção caso deseje que os códigos de rastreamento ao serem gerados ou preenchidos manualmente no Tiny sejam enviados para a plataforma da sua loja na Loja HostGator;
D) E-mail - informe o endereço de e-mail que cadastrou na conta do Tiny;
E) API Key - informe o código Token obtido na plataforma do Tiny - Etapa 1, passo 9;
F) Endereço da cobrança - selecione o endereço que deve ser utilizado para cobrança na nota fiscal, tendo duas opções, manter conforme os dados do pedido ou sempre pegar o endereço de entrega como endereço de cobrança.
6. Em seguida, clique em Salvar
7. Agora, veja a Etapa 3
- - -
Etapa 3: Mapear as formas de frete
Esse mapeamento serve para que o Tiny quando receber os pedidos da loja, identifique automaticamente as formas de envio utilizadas na loja.
Siga as duas etapas abaixo e veja como fazer:
- Etapa 1: Obter no Tiny a descrição da forma de frete
- Etapa 2: Adicionar na Loja HostGator a descrição
- - -
Etapa 1: Obter no Tiny a descrição da forma de frete
1. Acesse sua conta Tiny
2. No menu lateral, passe o cursor do mouse sobre o ícone de menu (menu hambúrguer)
3. Em seguida, clique em Configurações
4. Na tela “Configurações do Tiny”, clique na aba Vendas
5. Desça a página até a seção “Expedição e Logística” e clique em Formas de envio
6. Em “Formas de envio”, serão listadas todas as já cadastradas, clique na opção que deseja mapear - Se necessário cadastrar, clique em Incluir forma de envio
7. Na tela da forma de envio, desça a página até a seção Configurações das formas de frete
8. Em “Descrição”, copie conforme cadastrado - Salve a descrição copiada, ela será adicionada na plataforma da Loja HostGator
9. Agora, veja a Etapa 2
- - -
Etapa 2: Adicionar na Loja HostGator a descrição
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Integrações
3. Na opção Tiny, clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Desça a página até a seção Configuração para integração da Forma de Envio
6. Na forma de envio que deseja adicionar o mapeamento, no campo “Descrição da Forma de Frete no Tiny ERP” cole a descrição - Copiada na Etapa 1, passo 8
7. Em “Tabela de Formas de Envio”, selecione o serviço de entrega que será utilizado para a descrição informada
8. Para concluir, clique em Salvar
Atenção: Repita este procedimento das “Etapas 1 e 2” para todas as formas de envio que possui cadastrado e integrado com o Tiny
9. Agora, veja a Etapa 4
- - -
Etapa 4: Configurar as notificações
Nesta etapa é feita a configuração das URLs de notificação, que servem de comunicação da sua loja com o Tiny.
1. Acesse sua conta Tiny
2. No menu lateral, clique em Integrações
3. Na tela “Minhas Integrações”, clique na integração com a Loja HostGator
4. Em “Integração com Simplo7”, clique na aba Notificações
Atenção: Para que a aba “Notificações” seja habilitada, é necessário configurar os detalhes da sua integração.
5. Nas URLs de notificação, preencha as informações conforme indicado abaixo, porém em [domínio-da-loja] substitua pela URL da sua loja - Por exemplo: sualoja.com.br (Na opção “URL para envio de produtos”, com o domínio do exemplo: https://sualoja.com.br/ws/wstinys/produto.json)
- URL para envio de produtos:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/produto.json
- URL de notificações do estoque:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/estoque.json
- URL para envio dos preços:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/preco.json
- URL para envio de alteração na situação de pedidos:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/situacao.json
- URL para envio do rastreio:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/rastreio.json
- URL para envio da nota fiscal:
https://[domínio-da-loja]/ws/wstinys/nota.json
6. Para concluir, clique em Salvar
7. Agora, veja a Etapa 5
- - -
Etapa 5: Integrar os pedidos
Com a integração feita, veja abaixo como:
- - -
Integrar os pedidos
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Pedidos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Para fazer a integração dos pedidos, selecione abaixo a opção que deseja e veja como fazer:
- Integrar na tela “Pedidos” (integração em massa)
- Integrar na tela “Informações do pedido” (integração individual)
- - -
Integrar na tela “Pedidos”
3. Na tela “Pedidos”, em todos os pedidos que deseja integrar, marque a caixa de seleção
4. Em seguida, clique em Tiny - Integrar Pedido
- - -
Integrar na tela “Informações do pedido”
3. Na tela “Pedidos”, são listados todos os que foram gerados na loja, no que deseja, clique no ícone de olho (Ver Pedido)
4. Em “Informações do Pedido”, desça a página até a seção Integração Tiny
5. Em seguida, clique em Integrar Pedido - Será exibida a mensagem de integração feita com sucesso
- - -
Acessar os pedidos integrados no Tiny
1. Acesse sua conta Tiny
2. No menu lateral, passe o cursor do mouse sobre o ícone de menu (menu hambúrguer)
3. Em seguida, clique em Vendas
4. No menu “Vendas”, clique em Pedidos de Venda
5. Em “Pedidos de venda”, serão listados todos os pedidos que foram integrados - Se necessário, veja como fazer
6. Agora, veja a Etapa 6
- - -
Etapa 6: Integrar as Notas Fiscais
Veja abaixo como:
- - -
Integrar as Notas Fiscais
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Pedidos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Para fazer a integração das Notas Fiscais, selecione abaixo a opção que deseja e veja como fazer:
- Integrar na tela “Pedidos” (integração em massa)
- Integrar na tela “Informações do pedido” (integração individual)
- - -
Integrar na tela “Pedidos”
3. Na tela “Pedidos”, em todos os pedidos que deseja integrar, marque a caixa de seleção
4. Em seguida, clique em Tiny - Integrar Nota
- - -
Integrar na tela “Informações do pedido”
3. Na tela “Pedidos”, são listados todos os que foram gerados na loja, no que deseja, clique no ícone de olho (Ver Pedido)
4. Em “Informações do Pedido”, desça a página até a seção Integração Tiny
5. Em seguida, clique em Integrar Nota Fiscal - Será exibida a mensagem de integração feita com sucesso
- - -
Acessar as Notas Fiscais integradas no Tiny
1. Acesse sua conta Tiny
2. No menu lateral, passe o cursor do mouse sobre o ícone de menu (menu hambúrguer)
3. Em seguida, clique em Vendas
4. No menu “Vendas”, clique em Notas Fiscais
5. Em “Notas Fiscais”, serão listadas todas as que foram integradas - Se necessário, veja como fazer
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário