As regiões são a delimitação da forma de envio da sua loja, ou seja, em quais localidades que os produtos serão entregues.
Por padrão, na plataforma da Loja HostGator já vem cadastrado como regiões para envio todos os Estados do Brasil, com as opções de Capital (região metropolitana) e Interior.
Porém, você pode personalizar e criar regiões com mais de um Estado ou por CEPs, assim definir opções por cidades ou bairros.
Veja abaixo como fazer:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Envio
3. Desça a página até a seção “Fretes Personalizados” e na opção Regiões, clique em Configurar
4. Na tela “Regiões”, serão listados todos os Estados do Brasil com as opções de Capital (região metropolitana) e Interior.
A) Para configurar uma região existente, clique no ícone de lápis (Editar)
B) Para criar uma nova região, clique em Adicionar
5. Em “Adicionar/Editar Região”, informe o Nome da Região que cadastrar
Selecione abaixo a opção que deseja adicionar como região e veja como fazer:
- Por Estado - para criar a região escolhendo um ou mais Estados
- Por Faixa CEP - para criar a região por cidade ou bairro
- - -
Por Estado
6. Clique em Por Estado
7. No campo que abrir, digite o nome ou clique sobre o Estado - Caso deseje, é possível adicionar mais de um Estado para a região que está cadastrando
8. Em seguida, clique em Adicionar
9. Para concluir, clique em Salvar
A região cadastrada será adicionada na listagem por ordem alfabética de acordo com o nome que informou.
- - -
Por Faixa CEP
6. Clique em Por Faixa CEP
7. Nos campos que abrirem, informe o início e fim do CEP - Para obter a faixa dos CEPs, acesse abaixo o site dos Correios, de acordo com a opção que deseja cadastrar:
Atenção: Veja em detalhes como obter as Faixas de CEP no site dos Correios e preencher na plataforma da Loja HostGator
8. Em seguida, clique em Adicionar - Caso deseje, é possível adicionar mais de uma faixa de CEP
9. Para concluir, clique em Salvar
A região cadastrada será adicionada na listagem por ordem alfabética de acordo com o nome que informou
- - -
Como obter as Faixas de CEP no site dos Correios e preencher na plataforma da Loja HostGator
- - -
Por localidade
1. Acesse o site dos Correios - Busca Faixa CEP ou UF/Localidade
2. Em “UF”, digite ou selecione o Estado
3. Em “Localidade”, informe a cidade que deseja buscar o CEP
4. Em seguida, clique em Buscar
5. No “Resultado da Busca”, veja o “Tipo de Faixa” que deseja utilizar e nela copie o CEP inicial e final - Salve cada um dos CEPs copiados, eles serão adicionados na plataforma da Loja HostGator
6. Agora, veja como na Loja HostGator concluir o cadastro da região
- - -
Por bairro
1. Acesse o site dos Correios - Busca por Bairro
2. Em “UF”, digite ou selecione o Estado
3. Em “Localidade”, informe a cidade que deseja buscar o CEP
4. Informe o Bairro
5. Em seguida, clique em Buscar
6. No “Resultado da Busca”, serão apresentados todos os CEPs do Bairro
7. Para saber o CEP inicial e final, selecione todo o resultado da busca e copie
8. Abra um editor de planilhas (por exemplo, o Excel) e cole o conteúdo copiado
9. Clique sobre a Letra da coluna que contém listados os CEPs - Para que selecione toda a coluna
10. Acesse o recurso da planilha Classificar e Filtrar
11. Em seguida, clique em Classificar em Ordem Crescente - De A a Z - Caso solicite, clique em Expandir e classificar
Os dados da planilha serão organizados do menor para o maior:
- Menor valor - será a faixa inicial
- Maior valor - será a faixa final
12. Copie os valores dos CEPs Inicial e Final - Salve cada um dos CEPs copiados, eles serão adicionados na plataforma da Loja HostGator
13. Agora, veja como na Loja HostGator concluir o cadastro da região
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário