O frete grátis é uma estratégia para aumentar a taxa de conversão da sua loja e evitar um número alto de carrinhos abandonados - Em que muitos clientes desistem da compra devido o preço frete.
Nesta modalidade, você isenta o cliente de pagar pela taxa da entrega e quem paga por este valor será você lojista. Por isso, é importante você definir critérios para conceder este benefício e evitar prejuízos para o seu negócio.
Na Loja HostGator, ao fazer essa configuração, você define as regras, como em quais regiões o frete grátis será concedido, o valor mínimo que a compra deve ter, o peso máximo do produto embalado e personaliza essa modalidade de entrega como desejar.
Veja abaixo como fazer:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Formas de Envio
3. Desça a página até a opção Frete Grátis por Região e clique em Configurar
4. Na modal que abrir, clique em Acessar Configuração
5. Na tela “Configurar Frete Grátis”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Ativo - marque a caixa de seleção para habilitar a modalidade de frete grátis por região na loja;
B) Exibir mensagem do valor restante para frete grátis - mantenha marcada a caixa de seleção para que na página do carrinho seja exibida a mensagem de qual é o valor de compra que falta para obter o frete grátis - Isso influencia o cliente a adquirir mais produtos para ganhar o benefício;
C) Nome - quando o valor do pedido atinge a regra para o frete grátis e o cliente calcular o frete, este é o nome do serviço ofertado que será exibido - Por padrão é “Frete Grátis”, mas você pode alterar como deseja;
D) Método de cálculo - se selecionar uma das Formas de entrega ativa em sua loja, será utilizado o prazo de envio dela para informar ao cliente o tempo que levará para a entrega ser feita.
Caso mantenha selecionada a opção Padrão, será considerado o prazo do frete grátis cadastrado nas “Regiões Atendidas” - Será configurado abaixo, no passo 8
O tempo de fabricação também irá ser acrescentado, dessa forma será somado ao tempo de entrega do produto.
E) Quando um carrinho tiver frete grátis - quando o valor do pedido atingir a regra para o frete grátis, selecione se as outras formas de entrega serão exibidas também ou apenas a opção do frete grátis;
F) Imagem - por padrão, vem configurada uma imagem para a opção do frete grátis que é exibida na página do carrinho, mas caso deseje, altere para uma de sua preferência. Para isso, remova o ícone atual e clique em Escolher Arquivo - Para buscar no seu computador e adicionar a imagem.
6. Em “Regiões Atendidas”, você irá definir quais em quais regiões o frete grátis será ofertado. Para isso, clique em Adicionar Região
Atenção: Por padrão, o aplicativo já vem configurado com a região “Brasil”, porém recomendamos que em “Regiões Atendidas” você defina quais regiões o frete grátis será ofertado de acordo com sua estratégia. Por isso, configure também a região “Brasil” como deseja ou remova.
7. Na modal que abrir “Editar Região”, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Nome - não é necessário preencher - Ao selecionar a região que deseja, este campo será preenchido com o nome da opção escolhida;
B) Região - selecione a região que irá abranger a entrega com frete grátis - Caso você queira adicionar uma região que não esteja listada e que se enquadre melhor para o seu negócio, veja como fazer;
C) Prazo de entrega - caso acima (Passo 5, letra “D”) selecionou:
- Uma forma de entrega ativa na loja - não é necessário preencher este campo;
- Padrão - informe quantos dias levará para a entrega do produto ser concluída na modalidade de frete grátis;
D) Peso máximo - informe o peso máximo que o produto embalado deve possuir. Acima deste peso, o frete grátis não será disponibilizado - O peso utilizado como referência será de acordo com o informado no cadastro do produto;
E) Pedido mínimo - defina o valor mínimo que a compra precisa ter para o frete grátis ser disponibilizado - Caso o pedido não atinja este valor, o frete grátis não será apresentado;
F) Prazo descrição - adicione informações sobre o prazo de entrega;
8. Em seguida, clique em Salvar Região
9. Para concluir, clique em Salvar
Atenção: Você pode adicionar mais opções de regiões com frete grátis. Para cada uma que deseja inserir, clique novamente em Adicionar Região e repita o procedimento acima.
Feito isso, acesse sua loja e em uma compra que esteja dentro das regras para o frete grátis, na página do carrinho, informe o CEP e confira como será exibida a configuração realizada acima.
- - -
Veja também como:
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário