Os produtos simples não possuem nenhum tipo de variação, como tamanho, cor, textura, entre outros. No cadastro, você adiciona apenas informações fixas desse item - Caso deseje, veja como cadastrar um produto com variações
Veja abaixo o cadastro do produto simples:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu lateral, clique em Produtos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Na tela “Produtos”, clique em Adicionar
3. Em “Adicionar produto”, veja em detalhes como fazer em cada etapa do cadastro:
- - -
Infos Principais
A) Disponível - marque a caixa de seleção para que o produto seja exibido na loja
B) Mostrar na vitrine - marque a caixa de seleção para o produto ser exibido na página inicial da loja
C) Pré-venda - marque a caixa de seleção para oferecer o produto antes do seu lançamento ou da sua produção
Ao marcar esta opção, selecione a Data final da Pré-venda
D) Lançamento - marque a caixa de seleção para que junto com o produto seja exibida a etiqueta “Lançamento”
Ao marcar esta opção, selecione a Data final do lançamento.
E) Categoria - caso já tenha criado as categorias, selecione em qual delas o produto será exibido ou para criar uma nova, clique no ícone + - Se desejar, veja como cadastrar e gerenciar categorias de produtos
F) Nome - informe o nome completo do produto - Ele será exibido aos clientes e será relevante para buscadores como o Google e o próprio campo de busca da loja
Atenção: Recomendamos que não insira símbolos, como aspas, vírgulas, porcentagem, entre outros.
G) SKU - é o código de identificação do produto. Ele é preenchido automaticamente - Se necessário, veja o que é SKU
H) Endereço do Produto - este é o link da página do produto (URL). Ele é preenchido automaticamente de acordo com o nome do produto - Caso deseje editar, clique no ícone de lápis
4. Após adicionar todas as informações, clique em Salvar - Você será direcionado para a etapa “Números”
- - -
Números
Custos
A) Valor de venda - informe o valor que o cliente pagará pelo produto
B) Preço de custo - informe o valor que você pagou pelo produto
Medida
O peso e as dimensões devem ser preenchidos com os dados do produto já embalado e pronto para envio - As medidas são necessárias para que a cotação de frete da sua loja seja calculada corretamente.
A) Peso líquido - insira o peso, em gramas ou quilos
B) Altura / Largura e Comprimento - insira as informações em centímetros
Estoque
Para configurar a quantidade de estoque, veja como fazer
Promoção
Para configurar uma promoção, veja como fazer
5. Após adicionar todas as informações que deseja, clique em Salvar - Você será direcionado para a etapa “Imagens e Vídeo”
- - -
Imagens e Vídeo
Veja como inserir no seu produto:
6. Após adicionar, ao clicar em Salvar, você será direcionado para a etapa “Textos”
Atenção: Caso queira adicionar imagens junto com a descrição do produto, veja como fazer
- - -
Textos
A) Descrição do Produto (Descrição resumida) - informe ao cliente as principais informações
B) Informações do Produto (Descrição completa) - adicione as informações detalhadas
C) Atributos Técnicos - são as especificações técnicas e que se repetem para o cadastro de outros itens, como tensão/voltagem, consumo, entre outros. Caso já tenha os atributos técnicos cadastrados, selecione o que corresponde ao produto - Se necessário, veja como cadastrar
D) SEO - para otimizar o posicionamento do produto nos mecanismos de busca, como o Google. Para configurar, clique no ícone + e preencha as informações - Se necessário, veja como fazer
7. Após adicionar todas as informações que deseja, clique em Salvar - Você será direcionado para a etapa “Infos Adicionais”
- - -
Infos Adicionais
A) Marca - caso já tenha cadastrado, selecione a que corresponde ou para adicionar uma nova, clique no ícone +. Essa informação é exibida ao cliente e ele pode usar o campo de busca da loja para localizar o produto pela marca - Caso não queira informar, deixe o campo em branco;
B) Fornecedor - caso já tenha algum cadastrado, selecione o que forneceu o produto ou para adicionar um novo, clique no ícone +. Essa informação não é exibida na loja - Caso não queira informar, deixe o campo em branco
C) Situação do produto - selecione a condição atual do produto, se é Novo, Usado ou Recondicionado (Pode ser um produto novo, mas a garantia precisou ser acionada para conserto do item)
D) Faixa etária - selecione a faixa de idade do público-alvo do produto, se é recém-nascido (3 a 12 meses), infantil (1 a 5 anos, ou adulto)
E) Gênero - selecione para qual grupo de pessoas o produto é indicado, se é Masculino, Feminino ou Unissex
F) Tipo de produto - selecione se o produto é físico ou um produto/serviço virtual - Para um item virtual, a loja não faz a cotação de frete
G) Origem - selecione a opção que define se é um produto nacional ou importado
H) ISBN - em inglês a sigla é International Standard Book Number, em português significa “Padrão Internacional de Numeração de Livro”. Informe este código caso o produto seja um livro - O número geralmente fica na contracapa, acompanhado pela sigla ISNB
I) NCM - a sigla se refere à Nomenclatura Comum do Mercosul, ou seja, um código específico para cada mercadoria que circula entre os países do acordo Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) - o código NCM contém 8 dígitos - Se necessário, veja como consultar o código
J) Código de barras - é uma informação obrigatória se haverá emissão da nota fiscal e para produtos que serão integrados com marketplaces ou com o Google Shopping, para ganhar relevância nos anúncios
K) Tempo de fabricação - caso a produção do produto seja iniciada a partir da confirmação da compra, informe o número de dias de fabricação - Este tempo é somado ao prazo de entrega do produto e exibido na cotação do frete
L) Data de validade do produto - selecione a data de validade do produto - Se o prazo for indeterminado, não é necessário preencher
M) Ordenação Manual na Página de Categoria - adicione um valor maior do que zero que será a ordem em que o produto aparecerá na página de categoria
N) Unidade de medida - usada para produtos vendidos por metro, como tecidos. Caso já tenha cadastrado as unidades de medida, selecione a qual corresponde ao seu produto - Se necessário, veja como cadastrar
O) Produtos relacionados - selecione os itens que são iguais ou similares para serem exibidos juntos na página do produto que está cadastrando
P) Tags - você pode usar as tags para exibir produtos em uma seção específica na vitrine e para direcionar o cliente a uma página com todos os produtos que possuem a tag vinculada - Veja como fazer
Perguntas customizadas
Caso o produto seja sob medida, artesanal ou customizável e o seu cliente precise adicionar as informações para personalizar, é necessário que você faça a configuração e depois nesta seção vincule ao produto - Veja como fazer
Condições adicionais da compra
Ao configurar essa funcionalidade, será exigido que os clientes leiam e aceitem as condições específicas deste produto antes de adicionar o item no carrinho de compras.
Isso é importante para produtos em pré-venda, produtos importados, entre outros, para garantir que os clientes estejam cientes de prazos e as informações essenciais para a compra.
Para configurar, veja como fazer
8. Após adicionar todas as informações que deseja, clique em Salvar - Você será direcionado para a última etapa “Variações”, porém como o cadastro é para um produto simples, não é necessário configurar, clique em Não tenho variações no meu produto
Para ver como o produto está sendo exibido na loja, clique em Ver Produto
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário