Na Loja HostGator existem duas opções para configurar o SEO, de forma geral (em toda sua loja) ou especificamente (em cada produto, categoria, página e outros itens da loja) - Porém, não é possível manter as duas configurações, uma substitui a outra. Caso deseje aplicar o SEO em itens específicos, veja como fazer.
Esta configuração é para otimizar o SEO geral da sua loja, que abrange todas as páginas, como na página inicial e extras (“Quem Somos”, “Contato”), de categorias, produtos e outras - Se necessário, veja em detalhes o que é o SEO.
Ela é feita em um aplicativo específico disponível na plataforma da Loja HostGator.
Veja abaixo como configurar o SEO geral:
1. Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em Aplicativos - Se necessário, veja como acessar a plataforma
2. Em seguida, clique em Marketing
3. Na opção SEO, clique em Configurar
4. Na tela “SEO”, serão listadas todas as variáveis (tags) que você pode usar para personalizar a configuração
5. Abaixo das variáveis, você tem as páginas para configurar o SEO - “Home”, “Fixa” (As páginas padrões do aplicativo “Páginas Extras”, como “Quem Somos”, “Contato”), “Categoria”, “Produto”, “Tag” e “Marca”
Clique na aba da página que deseja configurar
6. Em seguida, preencha as informações conforme indicado abaixo:
A) Título - recomendamos que mantenha na configuração as variáveis %nome% - %loja%, que são o “Nome da página” e o “Nome da loja” - Caso queira, altere como deseja - Há um limite de 17 caracteres;
Ao lado deste campo, você pode visualizar uma prévia de como será exibido na ferramenta de busca.
B) Meta Description - faça um breve resumo sobre o conteúdo da página. Ele será exibido junto com o resultado da busca, abaixo do título e o link da página - Há um limite de 150 caracteres.
Atenção: O “Título” e a “Meta Description” configurados em “Página Fixa”, refletirão em todas as páginas da loja.
C) Tag H1 - mantenha a variável %nome%. Caso deseje alterar, vai mudar o nome da página como é exibida na plataforma dos resultados de busca - Na sua loja o nome não é alterado (Esta opção não está disponível para configurar na Página Home);
D) Meta Keywords - não é necessário informar - Sem relevância para a busca orgânica do Google desde 2009.
7. Para concluir, clique em Salvar
Ao realizar a pesquisa na ferramenta de busca referente a sua loja, serão exibidos o “Título” e a “Meta Description” (Descrição) configurados:
Caso deseje, você pode inserir o ícone da sua loja (favicon), ele também será exibido no resultado de busca - Veja em detalhes o que é e como configurar
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o suporte através deste formulário